O Projeto Pomar Urbano, iniciado em setembro de 2021, contou com o plantio de mais de 20 árvores frutíferas na EMEIF Sidney Conceição Medeiros Egydio, na Vila São João. A iniciativa fez parte das celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, envolvendo diretamente os alunos da escola.
As mudas de árvores foram fornecidas pela Unesp (FCAVR) através do projeto Fruta na Escola, complementadas por outras doações do viveiro da Fundação Florestal Campina do Encantado. Durante o evento, as crianças participaram de uma breve palestra ministrada pelo Técnico de Meio Ambiente Lucas Caldeira Zanelatto. Ele destacou a importância do papel de cada indivíduo na preservação ambiental, ressaltando que pequenas ações diárias podem causar grandes impactos, como a separação e destinação correta de materiais recicláveis, economia de água, plantio de árvores, e apoio a iniciativas ambientais locais.
Zanelatto enfatizou que cada um fazendo a sua parte contribuirá para um mundo mais saudável e sustentável para as futuras gerações. O projeto Pomar Urbano proporcionará à comunidade a oportunidade de desfrutar livremente dos benefícios das árvores plantadas, com a promessa de frutas como pitanga, grumixama, goiaba, lichia, abacate, jambolão, araçá, cacau, açaí, ameixa e fruta do conde.
Esta iniciativa não apenas educa as crianças sobre a importância da preservação ambiental, mas também envolve a comunidade em práticas sustentáveis, garantindo um legado duradouro para as futuras gerações.