O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), reconheceu os desafios enfrentados pelos municípios brasileiros diante das mudanças climáticas. Segundo ele, é preciso agir com urgência para evitar que situações como as vividas pelo Rio Grande do Sul ocorram em outras localidades. Lira participou da 25ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios nesta terça-feira (21).
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também participaram do evento acompanhados de ministros e parlamentares.
“Estamos todos tirando lições para evitar que situações desoladoras como as vivenciadas pelo povo gaúcho sejam vistas em outras localidades", disse Lira. "É preciso agir com urgência, pois os alertas de que novas catástrofes naturais venham a ocorrer têm sido lançados pelos especialistas em clima e meio ambiente há tempos”, afirmou.
Para o presidente da Câmara, é preciso antecipar problemas que possam aparecer em razão das oscilações imprevistas no clima. “Essa é uma preocupação que estará sempre presente na formulação de políticas públicas daqui em diante”, ressaltou Arthur Lira.