Artesanato indígena, artesanato com fibras naturais e materiais recicláveis, cosméticos naturais, plantas ornamentais e mudas nativas, kits para jardinagem, produtos têxteis e brinquedos para crianças, temperos e ervas da horta, barras de chocolate artesanal, amêndoas torradas de cacau, mel e produtos veganos beneficiados estão entre os diversos itens da Feira que acontece neste sábado e domingo (dias 11 e 12) no Sesc Registro.
É o projeto Mosaico de Saberes: Arte, Cultura, Ambiente e Turismo no Vale do Ribeira que, uma vez por mês, traz diferentes iniciativas da região e também de outras localidades para compartilhar saberes e boas práticas socioambientais, expressões artísticas e tradições gastronômicas do Vale do Ribeira. É um espaço onde se pode conhecer histórias, identidades e culturas do Vale do Ribeira e também onde se encontra arte, artesanato, alimentos sem veneno e produtos da economia solidária. Além da Feira, o projeto também oferece apresentações artísticas e musicais e oficinas de alimentação.
No sábado, a feira estará aberta no período das 13h30 às 18h30 e, no domingo, das 11h às 16h. Nesta edição participam as seguintes iniciativas: Aldeia Indígena Djaiko Aty (Miracatu), Ateliê do Artero (Registro), Bibi Natural (Miracatu), Jaci Ateliê (Cananéia), Banana da Terra (Cananéia), É hora da horta! (São Paulo), Macondo - Chocolates Artesanais (Cananéia) e ArtCo Culinária (Registro).
Música com DJ Nanne Bonny, Coco de Roda e oficina de Culinária Vegana
A música deste Mosaico de Saberes fica por conta da DJ Nanne Bonny, que traz seu repertório de samba, música popular brasileira e outros gêneros no espetáculo Aberto pra Balanço, que promete agitar o público durante o funcionamento da Feira, no sábado e no domingo. A DJ Mariany Passos é pesquisadora de samba e produtora cultural em Santos, onde organiza festas, ocupações e projetos de incentivo ao protagonismo feminino. Para curtir o show, é só chegar na Área de Convivência.
Quem também vai movimentar a Feira é o grupo Quebrada de Raiz com o Coco de Roda, expressão da cultura tradicional brasileira cujo ritmo é marcado por percussão e coros e que celebra a festa, a natureza e a ancestralidade, além de abordar temas contemporâneos. No show É pra Quebrar, o grupo mostra com pandeiro, ganzá e palmas todo o ritual que envolve essa tradição presente nas quebradas e periferias. A apresentação do coco de roda, que também integra o projeto “No Quintal” do Sesc Registro, será no sábado e começa às 17h.
Ainda na programação, o Sesc oferece a oficina Culinária Vegana do Vale, em que uma das iniciativas participantes, a ArtCo Culinária, apresenta gastronomias pertencentes a comunidades tradicionais do Vale do Ribeira, elaborando um prato típico e contando histórias que acompanham a receita. A oficina acontece no sábado, às 10h. Com vagas limitadas, é preciso se inscrever antes na Central de Atendimento.
Mais informações: (13) 3828-4950 - Central de Atendimento.
Confira a programação completa em: https://www.sescsp.org.br/unidades/registro/
O Sesc Registro fica na Av. Pref. Jonas Banks Leite, 57 – Centro de Registro/SP.
Serviço:
Mosaico de Saberes: Arte, Cultura, Ambiente e Turismo no Vale do Ribeira
Oficina Culinária Vegana do Vale
Com ArtCo Culinária
Dia 11, sábado, 10h.
Sala de Múltiplo Uso 2. A partir de 16 anos.
Grátis. Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento.
Feira – Mosaico de Saberes
Com Aldeia Indígena Djaiko Aty (Miracatu), Ateliê do Artero (Registro), Bibi Natural (Miracatu), Jaci Ateliê (Cananéia), Banana da Terra (Cananéia), É hora da horta! (São Paulo), Macondo - Chocolates Artesanais (Cananéia) e ArtCo Culinária (Registro).
Dia 11, sábado, das 13h30 às 18h30.
Dia 12, domingo, das 11h às 16h.
Área de Convivência. Grátis.
Espetáculo: Aberto pra Balanço
Com DJ Nanne Bonny
Dia 11, sábado, das 13h30 às 18h30.
Dia 12, domingo, das 11h às 16h.
Área de Convivência. Grátis. Sem retirada de ingressos.
Show: É pra Quebrar
Com grupo Quebrada de Raiz
Dia 11, sábado, 17h.
Área de Convivência. Grátis. Sem retirada de ingressos.