O Ambulatório Médico de Especialidades de Pariquera-Açu (AME-PA), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), está promovendo o projeto "Multidisciplinariedade: um Olhar Plural da Condição de Saúde dos Usuários". Neste projeto, uma equipe composta por especialistas não médicos, como nutricionista, psicóloga, assistente social e farmacêutica, se reúne para auxiliar os pacientes, com o apoio da Supervisora Multiprofissional.
A iniciativa é uma ação da Comissão Integrada de Humanização, que visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes, promovendo sua autonomia e autocuidado para uma adesão mais eficaz aos tratamentos, especialmente aqueles com condições crônicas como diabetes e obesidade. Este projeto, que teve início como um piloto em 2023, expandiu-se este ano, com a realização de um novo grupo a cada três meses, cada um com cerca de dez a quinze pacientes e seus acompanhantes.
Além de aprimorar o cuidado individual dos pacientes, o projeto busca uma transição mais eficiente para a rede de saúde municipal, fornecendo informações detalhadas sobre os pacientes e enfatizando a importância da adesão ao tratamento para além do ambiente médico. Com o uso do Plano Terapêutico Singular (PTS), o projeto visa criar uma transição de cuidado mais suave e informada para os pacientes, enquanto desenvolve sua autonomia e autocuidado.
O Ambulatório Médico de Especialidades de Pariquera-Açu é gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes.