A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou nesta terça-feira (23), em decisão terminativa, projeto que concede ao município de Petrópolis, no Rio de Janeiro, o título de Berço Imperial da Cerveja.
O PL 1.461, de 2019 , da Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável do senador Carlos Portinho (PL-RJ) e segue agora para sanção presidencial.
Para o relator, o objetivo do projeto é promover o desenvolvimento econômico e turístico da região por meio da valorização de suas tradições históricas.
Segundo o relator, a produção de cerveja em Petrópolis, que abrange desde métodos artesanais a uma escala industrial de produção, dá continuidade a uma tradição trazida pelos portugueses no início do século XIX e fortalecida pelos imigrantes alemães.
— A proposta surge como um reconhecimento merecido a um município que não somente preserva sua rica história cervejeira, mas continua a desempenhar um papel central na indústria da cerveja brasileira — afirmou Portinho.
A comissão aprovou ainda dois requerimento do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), subscritos pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF). O primeiro propõe audiência pública para debater os desafios e perspectivas para a atual situação do financiamento das universidades federais, programas de pós-graduação e o fomento à pesquisa no Brasil.
O segundo, trata de audiência com objetivo de discutir os desafios do ensino médico no Brasil, incluindo o crescimento no número de escolas médicas, a qualidade do ensino, a atuação interprofissional na competência médica e o papel da tecnologia na medicina Os requerimentos são por audiências conjuntas com a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática (CCT).
Também foi aprovado requerimento do senador Romário (PL-RJ) para audiência pública destianda a debater a instituição do Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Policondrite Recidivante e do mês de Janeiro como Mês de Conscientização e Enfrentamento da Policondrite Recidivante.