Senado Federal Senado Federal
Dia do motociclista profissional vai à Câmara
A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou nesta terça-feira (23) proposta do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) que define o 29 de julho com...
23/04/2024 12h37
Por: Redação Fonte: Agência Senado

A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou nesta terça-feira (23) proposta do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) que define o 29 de julho como o Dia Nacional do Motociclista Profissional.

O PL 1.572/2021 recebeu parecer favorável do relator, senador Magno Malta (PL-ES). O relatório foi lido na comissão pelo senador Paulo Paim (PT-RS). Se não houver recurso para votação em Plenário, a matéria seguirá para a Câmara dos Deputados.

Continua após a publicidade

Segundo a justificativa do autor, o dia escolhido é o da sanção da Lei 12.009, de 2009 , que regulamentou as profissões de motoboy, mototaxista, motofretista e motovigia.

Continua após a publicidade

“Homenagear esses profissionais, em uma data que já detém tanta relevância para a categoria, permite refletir sobre a realidade de seu trabalho e acerca dos perigos do trânsito que todos eles diariamente enfrentam em serviços de transporte de documentos, pequenas cargas e pessoas”, argumentou Zequinha. "Na pandemia, tivemos um trabalho em que essa turma teve uma visibilidade. Esse profissional entrou para a história, prestando serviços enquanto estávamos recolhidos", enfatizou o autor. O senador destacou ainda que, entre 2000 a 2021, o trânsito brasileiro matou cerca de 200 mil motociclistas. De acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, o Brasil tem mais de 11 mil motociclistas mortos em acidentes de trânsito por ano.

Continua após a publicidade

Magno Malta afirmou em seu relatório que “esses profissionais desempenham um papel fundamental na dinâmica urbana, proporcionando agilidade e eficiência em suas tarefas diárias. Seja entregando alimentos, documentos ou garantindo o deslocamento rápido de pessoas. Sua presença é crucial para a economia e comodidade de muitos”.

Para o relator, instituir uma data para celebrar o Dia Nacional do Motociclista é uma "oportunidade para conscientizar a sociedade sobre a necessidade de valorizar e respeitar esses trabalhadores. Muitas vezes, sua dedicação passa desapercebida, e é fundamental reconhecer o esforço e a importância de seu trabalho para o funcionamento de nossa sociedade. Também serve como lembrete para a promoção de políticas públicas que visem melhorar as condições de trabalho e segurança desses profissionais, garantindo-lhes dignidade e qualidade de vida."

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) destacou ainda o grupo de motociclistas que “pregam o Evangelho por meio das motos”.