Vale do Ribeira ILHA COMPRIDA
Trabalhos dos aprendizes do "Olhares Impressos: Oficina de Xilogravura" serão expostos ao público nesta sexta 19/04, às 19h, no Espaço Cultural
Mais um projeto contemplado pela lei Paulo Gustavo de incentivo ao fomento cultural
19/04/2024 13h20 Atualizada há 7 meses
Por: Redação Fonte: Marcia Cola - Prefeitura de Ilha Comprida

Os lindos, criativos e delicados trabalhos produzidos pelos alunos durante a Oficina de Xilogravura Olhares Impressos serão expostos ao público nesta sexta 19/04, às 19h, no Espaço Cultural Plínio Marcos. Desde a quarta-feira 17/04, o artista plástico Fernando Caixeta compartilha seus conhecimentos com os aprendizes da Oficina, mais um projeto contemplado pela lei Paulo Gustavo de incentivo ao fomento cultural, do Ministério da Cultura, com apoio do Município.

Após a introdução à Xilogravura feita na quarta 17/04, na aula de quinta 18/04, foi explorada a utilização de placas de MDF em variados formatos como matriz para xilogravura, empregando tinta à óleo para a impressão. A experimentação com diferentes tipos de papéis, tais como reciclado, color plus e sulfite, revelou a singularidade de cada um, conferindo características únicas ao resultado final da gravura.

Continua após a publicidade

De acordo com o artista plástico, a Oficina tem como foco os processos criativos e suas possibilidades de suporte a partir do universo da gravura, mais especificamente, a xilogravura. Caixeta explica que busca estabelecer um diálogo artístico com o público para promover situações de aprendizagem baseadas na dinâmica da criatividade: "Estimulamos a percepção e, especialmente, sensibilizando o olhar por meio da integração de diferentes formas de expressão e da relação com o mundo. O projeto também visa refletir sobre a diversidade cultural e a identidade local".

Continua após a publicidade

Caixeta também é Licenciado pelo Programa Especial de Formação Pedagógica em Artes e Pós - Graduado em Gestão e Planejamento de Projetos Sociais. Entre outros trabalhos, é fundador e curador do Projeto Residência Artística no Vale do Ribeira e do Coletivo `Experimental, desde 2011. Atualmente, trabalha no Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP), como professor de Tecnologia e Robótica.

Continua após a publicidade