Aconteceu nesta semana, no Auditório do Consaúde, uma reunião para abordar a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) na região do Vale do Ribeira, por meio de um Consórcio regional. A ação será executada com a finalidade de comercialização autorizada e regulamentada, de produtos locais entre os municípios consorciados.
O SIM é responsável por garantir a segurança alimentar, relacionado diretamente à saúde da população da região. O serviço tem como principal objetivo assegurar a qualidade sanitária dos produtos alimentícios de origem animal que são produzidos no Vale do Ribeira e que chegam até a mesa do consumidor, como queijos, leite, mel, bovinos, suínos, peixes, frutos do mar dentre outros.
A iniciativa fomenta o desenvolvimento dessas cadeias produtivas e os arranjos produtivos futuros. Entre as vantagens, para os municípios, estão a minimização de custos de investimento, manutenção do Serviço nas operações de fiscalizações e inspeções, além da geração de empregos. Para os empresários, traz agilidade na liberação das suas licenças e a possibilidade de vender seus produtos em todo o território do Consórcio.
Participaram, representantes das Prefeituras de Iguape, Pariquera-Açu, Miracatu, Juquiá, Itariri, Peruíbe, Sete Barras, Cajati, Cananéia e Registro, além de representantes de outras instituições parceiras como Consaúde, Codivar, Unesp e Instituto Florestal e Defesa Agropecuária.