Em pronunciamento no Plenário na última terça-feira (16), o senador Dr. Hiran (PP-RR), manifestou apoio à Proposta de Emenda à Constituição ( PEC 45/2023 ), que criminaliza porte e posse de qualquer quantidade de drogas no País, aprovada pelos senadores. O parlamentar, que também é médico e presidente da Frente Parlamentar Mista da Medicina do Congresso Nacional, enfatizou os riscos associados a qualquer flexibilização que favoreça o uso de drogas:
— A medicina brasileira é contra qualquer flexibilização de uso de drogas no Brasil. Eu não sei como é que pode alguém ainda ter dúvida de a quem interessa a flexibilização do uso de droga no nosso país — disse.
Segundo o parlamentar, a descriminalização só fortalece as milícias e organizações criminosas, que lucram com o tráfico de drogas e promovem a violência no país. Ele expressou também preocupação com as futuras gerações, destacando que “seria difícil convencer os jovens sobre os danos provocados pelas drogas, se existisse uma lei afirmando o contrário”.
— É muito difícil nós encararmos e dizer que eles não devem fazê-lo, porque é prejudicial, principalmente, à saúde física e psíquica deles. Eles vão dizer: "Poxa, pai, mas vocês aprovaram uma lei pela qual a gente pode usar uma determinada quantidade” — argumentou Dr. Hiran.