Pariquera-Açu Boas ações
Projetos Fio da Alegria e Solidariedade em Fios: Solidariedade em Dobro para Pacientes Oncológicos
Duas ações mobilizam cidades do Vale do Ribeira, buscando ajudar pacientes da oncologia do HRLB.
17/04/2024 10h59 Atualizada há 5 meses
Por: Redação

O "Solidariedade em Fios" foi realizado no último dia 13 em Pariquera-Açu e contou com a participação de mais de 50 mulheres, que compareceram para doar seus cabelos. A ação foi realizada no Fundo Social de Solidariedade e contou com o serviço voluntário das profissionais cabeleireiras Digiane Rodrigues (Pariquera-Açu) e Keila Cristina (Registro).
Com as doações serão produzidas próteses capilares, que retornarão para pacientes da oncologia do Hospital Regional Leopoldo Bevilacqua.

Na cidade de Iguape, em 2023, o Fundo Social de Solidariedade realizou um curso de qualificação profissional também com foco no "Solidariedade em Fios". Na ocasião, os alunos aprenderam a produzir próteses capilares, que também foram doadas a pacientes em tratamento.

Continua após a publicidade

E no último dia 1 de março, o CONSAÚDE disponibilizou uma prateleira para próteses capilares, por meio do projeto "Fio da Alegria", que conta com o apoio do projeto "Solidariedade em Fios".

Continua após a publicidade

O projeto "Solidariedade em Fios" surgiu em 2017 por meio da doação de cabelos pela Receita Federal ao Fundo Social de São Paulo e é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com as prefeituras, por meio dos respectivos Fundos Sociais de Solidariedade. 

Continua após a publicidade

Dentro do projeto, as mulheres atendidas recebem, além da prótese personalizada, semelhante ao cabelo que tinham antes do tratamento de quimioterapia, cuidados como maquiagem e manicure oferecidos em sessões de beleza para contribuir com o aumento da autoestima dessas pacientes.

O Projeto Solidariedade em Fios é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo que conta com o apoio e realização dos municípios de Pariquera-Açu e Iguape. As ações ocorrem com colaboração do Rotary Club de Registro e a Rádio 99,1 FM, além do CONSAÚDE.

Já o projeto Fio da Alegria, também uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo, é sediado em Boituva e disponibiliza bancos de peruca para alguns municípios do Estado.