Impulsionar a economia local e desenvolver ainda mais a cadeia produtiva da cacauicultura. Esse é o objetivo do Programa Cacau SP no Vale do Ribeira, lançado nesta quarta-feira (10/04), pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).
Em uma ação coordenada com parceiros de entidades ligadas ao segmento e da iniciativa privada, o encontro, que aconteceu na APTA Regional de Pariquera-Açu, reuniu representantes governamentais, profissionais do campo e produtores rurais.
Para o secretário executivo de Agricultura, Edson Fernandes, a escolha da região ocorreu, principalmente, pelas características naturais do Vale do Ribeira. "Nós precisamos ocupar essas áreas com uma alternativa de renda viável para os produtores rurais e alavancar ainda mais a produção nacional para retomar a liderança mundial. Temos, aproximadamente, 500 hectares de cacau plantados e podemos chegar a 1500 hectares no Vale. Ainda temos todas as condições climáticas favoráveis", ressaltou o secretário executivo.
O cultivo do cacau em áreas de agroflorestas e em sistemas integrados de produção, principalmente com a cultura da banana, uma das maiores atividades agrícolas dos municípios do Vale do Ribeira, ganha um novo impulso, com o desenvolvimento das ações do programa estadual.