O Governo de São Paulo, através da Secretaria Estadual de Logística e Transportes, liberou para operação nesta sexta-feira (2) a nova ponte e o novo flutuante da travessia de balsas Cananeia/Continente, do lado do Continente. É mais uma melhoria que faz parte do programa de modernização das oito travessias sob responsabilidade do Departamento Hidroviário (DH).
Desde fevereiro deste ano, o acesso por Cananeia já tem nova ponte e novo flutuante a serviço dos usuários. Foram investidos mais de R$ 5,8 milhões nas obras em ambos os lados.
Com a conclusão desta etapa, a travessia Cananeia/Continente volta a operar em sua totalidade. Números de julho do DH mostram que o volume diário médio (VDM) desta travessia é de 435 pessoas, sendo 47,5% deste total de ciclistas e 42,2% de pedestres.
Cada ponte pesa 24 toneladas e tem 12 metros de comprimento por 6m de largura. Já cada flutuante pesa 81 toneladas e possui 25m de comprimento por 12m de largura. Os novos acessos fazem parte do plano que o Governo de São Paulo vem desenvolvendo em todas as travessias do sistema, que já resultou na melhora significativa do serviço e na redução do tempo de espera de pedestres, motociclistas, motoristas e ciclistas.
“Fizemos as melhorias necessárias nesta travessia para oferecer total segurança ao usuário, fluidez na locomoção das pessoas e ciclistas e o menor tempo de espera possível”, revela o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.
“Os investimentos do Governo de São Paulo nas travessias litorâneas estão garantindo uma melhora na qualidade do serviço, com mais conforto a todos. Em breve, também entregaremos o novo flutuante na travessia Cananeia/Ilha Comprida, do lado da ilha”, completa José Reis, diretor geral do DH.
Programa de modernização
Com os investimentos realizados, a Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo tem melhorado significativamente o serviço, inclusive na alta temporada. Já foram reformadas 14 embarcações desde 2019 e, neste período, o valor da tarifa não foi reajustado.
A manutenção passou a ser 24 horas, novos motores e reversores foram comprados, e os usuários ganharam novos canais de informação em tempo real.
Com isso, as travessias litorâneas contaram, nas últimas temporadas de verão, com a maior quantidade de embarcações dos últimos anos e redução significativa no tempo médio de espera.
Mín. 19° Máx. 25°