O Museu da Inclusão, equipamento cultural da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência ( SEDPcD ), recebe a exposição “Um Olhar Azul”, do jovem artista plástico Augusto Mangussi. A mostra fica no Museu até 30 de abril e a entrada é gratuita.
“O Museu da Inclusão abre suas portas para receber esta exposição do jovem Augusto, dando voz à expressão artística que transcende barreiras e conecta corações. Neste mês de conscientização do autismo, celebramos não apenas as obras em tela, mas também o poder da arte como veículo de inclusão e entendimento”, ressalta do Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos Costa .
Estão expostos 7 quadros pintados por Augusto, autista que começou a pintar há cinco anos. Ele possui em seu currículo mais de 200 obras e sete exposições realizadas, sendo duas nos Estados Unidos. O jovem autista foi diagnosticado precocemente com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e por meio da arte começou a desenvolver inúmeras habilidades, entre elas a social, adquirindo autoestima e confiança, traçando metas e sonhando em fazer faculdade de Artes.
A exposição “Um Olhar Azul”, se une a outra mostra “Apropriação da Paisagem”, que reúne registros fotográficos de pessoas com deficiências intelectuais e com TEA, também ficará em exposição no Museu da Inclusão até o dia 30 de maio.
Para o coordenador do eixo cultural da SEDPcD, Cassio Rodrigo, a exposição traz autonomia e protagonismo da pessoa com TEA. “Neste encontro entre arte e autismo, celebramos a autonomia e o protagonismo, elevando suas narrativas a um lugar de merecido reconhecimento”.
Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap