Na manhã de hoje (28), em uma ação conjunta com os policiais militares do 14º BPM/I, a Polícia Civil prendeu cinco pessoas, na cidade de Pariquera-Açu. Quatro delas com mandado de prisão e um preso em flagrante, por tráfico de drogas.
Segundo a Polícia Civil, no último dia 10, os policiais militares estavam realizando um patrulhamento na Avenida Dr. Carlos Botelho, quando avistou um homem que estava com um celular produto de roubo/furto. No momento em que os policiais deram voz de prisão ao indivíduo, populares começaram a discutir com os policiais. Alguns deles, tentaram retirar as armas dos polícias e tentaram promover a fuga do indivíduo detido.
Ainda no mesmo dia, em uma abordagem de rotina a um automóvel, durante consulta na documentação veícular, foi verificado que o veículo estava com o licenciamento vencido. Os policiais, então, cientificaram o condutor, acerca dessa pendência e avisaram que o veículo seria recolhido ao pátio. O motorista ficou desnorteado com a situação, dizendo que eles não "iriam levar o carro inteiro" e começou a quebrar seu próprio carro. Além disso, ele desacatou os policiais e incitou as pessoas que estavam vendo o ato a jogarem pedras na viatura.
Diante desses dois casos e, com a repercussão dos vídeos dos dois fatos, nas redes sociais, a polícia judiciária passou a identificar os individuos que investiram em face dos policiais. A polícia conseguiu identificar quatro deles, as quais tiveram a representação da prisão preventiva apresentada pela autoridade policial, bem como a expedição do mandado de busca e apreensão domiciliar.
Na manhã de hoje (28), os policiais civis, em conjunto com os policiais militares, deram cumprimento aos mandados de prisão e busca e apreensão. Os quatro indivíduos foram capturados, dentre eles uma mulher que, na época, na tentativa de incriminar falsamente os policiais militares, registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Defesa da Mulher de Jacupiranga (DDM), contra os policiais, alegando, falsamente, que eles teriam agredido ela.
Durante o cumprimento dos mandados, em uma das residências, os policiais avistaram um indivíduo, já conhecido nos meios policiais, portando maconha. Ele também foi detido.
Com os mandados cumpridos, a ocorrência foi registrada na Delegacia Civil de Pariquera-Açu, para as medidas cartorárias. Após, os indivíduos capturados foram encaminhados para a Cadeia Pública de Registro. Os três capturados responderão pelo crime de Desacato (Art. 331 - CPP) e por Tentativa de facilitação de fuga de pessoa detida (Art. 351 §1 - CPP). A mulher, além de também responder por esses dois crimes, também responderá por Denunciação Caluniosa (Art. 359 - CPP). O quinto preso responderá por Tráfico de Drogas (Art. 33 - CPP).