Os setores criativos contemplados são prioritariamente artesanato, gastronomia e turismo cultural – do artesanato ao queijo autoral de búfala, da música ao turismo cultural. Para a diretora da Garimpo de Soluções, Ana Carla Fonseca, o projeto vem para demonstrar que o Vale é repleto de oportunidades. “Pepitas do Ribeira surge para lançar luz sobre alguns - dos incontáveis - empreendimentos criativos de excelência que o Vale do Ribeira gerou. São exemplos de negócios baseados nos atributos da região e no talento desses empreendedores, que estão aqui por opção e paixão”, comenta.
Nessa fase inicial do projeto, a equipe dedicada à produção dos vídeos já iniciou as gravações com os empreendedores e com os jovens estudantes. Desde janeiro, já são 3 mil quilômetros rodados e quase 20 horas de filmagens pela região. O produtor e diretor audiovisual da Coop Films, Victor Yagyu, comenta a experiência: “Para nós, foi uma excelente oportunidade de conhecer e revisitar locais, revelar a trajetória de pessoas com histórias incríveis que nos mostraram como o Vale é plural e tem iniciativas das mais variadas, que comprovam que o empreendedorismo está transformando a realidade local de famílias, cidades e da região”.
Os 15 vídeos finais serão lançados em eventos de exibição aberta, em Iguape, Registro e Apiaí, bem como disponibilizados para a plataforma Cultura em Casa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado São Paulo e carregados no You Tube. Os vídeos serão legendados em português e terão audiodescrição, de modo a favorecer a acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva ou visual.
Pepitas do Ribeira também vai contribuir para o desenvolvimento do Plano Estratégico de Economia Criativa no Vale do Ribeira, o “Dá Gosto Ser do Ribeira”, de realização do Sebrae-SP e da Garimpo de Soluções, que é o primeiro plano regional de economia criativa do Brasil.