Educação São Paulo
Professor engaja estudantes com plataformas digitais para o ensino de matemática
Plataformas como Khan Academy e Tarefas SP são usadas em aulas de matemática e física do Ensino Médio na EE Oswaldo Aranha O post Professor engaja ...
17/03/2024 12h37
Por: Redação Fonte: Secom SP

O aprendizado em sala de aula tem sido otimizado pela utilização de plataformas digitais da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo ( Seduc-SP ). Como o universo digital faz parte do cotidiano dos alunos, a inserção de aplicativos na didática de ensino torna-se útil na resolução de exercícios e fixação dos conteúdos. No caso da Escola Estadual Oswaldo Aranha, localizada na zona sul da capital, o ensino de matemática e física do professor Henrique Damasceno ficou mais dinâmico e participativo.

Durante as aulas de matemática das três séries do Ensino Médio, o uso do aplicativo Tarefas SP auxilia os alunos na resolução de exercícios selecionados pelo professor e colocados na plataforma. “Consigo, por meio da ferramenta, retomar conteúdos que os alunos tiveram mais dificuldade a partir dos erros e acertos que acompanho de cada um”, explica o professor Henrique.

Continua após a publicidade

Já o Khan Academy possui uma interface que lembra a dos jogos virtuais, com medalhas e pontuação, estimulando os alunos a seguirem realizando as atividades e melhorando a performance com recursos de gamificação. “Os conteúdos ficam dinâmicos, tem vídeos e fica mais fácil estudar”, comenta Bruno Silva Pereira, aluno da 3ª série do Ensino Médio.

Continua após a publicidade

No processo de preparação das aulas, simuladores de física, desenvolvidos por universidades internacionais, também foram importantes para atrair a atenção dos alunos para além dos recursos típicos da sala de aula. Com o uso de vídeos e imagens, os conteúdos ganharam mais dinamismo e foram fundamentais inclusive no aumento do interesse dos alunos pela disciplina, segundo o professor Henrique: “Sempre gostei de trabalhar com simuladores na minha formação e utilizá-los em sala de aula também foi útil para atrair a atenção dos alunos”.

Continua após a publicidade

As dificuldades de alguns alunos no aprendizado dos conteúdos também leva o professor à utilização dos aplicativos no reforço e recuperação, permitindo que sejam revisados os temas que tenham obtido baixo número de acertos nas questões propostas nas plataformas. “A tecnologia ajudou muito a gente a entender o conteúdo e visualizar melhor”, conclui Raice Alves Almeida, aluna da 2ª série do Ensino Médio, sobre os avanços no dia a dia em sala de aula com a chegada dos dispositivos digitais.

Mais matemática

Além do Khan Academy e do Tarefas SP, a Seduc-SP oferece aos alunos menores — do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental — a plataforma Matific, que também apoia o aprendizado de matemática. Todas as ferramentas estão disponíveis a todas as escolas da rede estadual de ensino e podem ser acessadas por meio do Centro de Mídias da Educação de São Paulo.

Para aprimorar o ensino-aprendizagem na rede estadual, a Seduc-SP ampliou em 60% o tempo destinado à aprendizagem de língua portuguesa e em 70% à matemática do Ensino Médio a partir deste ano, além de incluir aulas de geografia, história e física na 3ª série do Ensino Médio. Outra novidade é a inclusão de aulas de educação financeira para estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap