O Cine Ribeira exibe nesta quinta (dia 14) o filme Mulheres na Conservação, documentário que retrata a jornada de sete pesquisadoras brasileiras que estão à frente de projetos, estudos e na luta pela conservação de ecossistemas e proteção da biodiversidade no país. São cientistas, gestoras, monitoras, pescadoras, professoras, além de médicas, veterinárias, biólogas e especialistas em diversas áreas, atuando em sete territórios brasileiros. A sessão é gratuita e começa às 19h30, no Teatro do Sesc Registro..
Premiado como Melhor Longa Metragem no internacional Female Film Festival em 2023, Mulheres na Conservação apresenta o trabalho de Patrícia Medici, pesquisadora e coordenadora da Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira (INCAB-IPÊ); Neiva Guedes, pesquisadora e presidente do Instituto Arara-Azul; Bárbara Pinheiro, pesquisadora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Flávia Miranda, presidente do Instituto Tamanduá e professora na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Márcia Chame, pesquisadora das fundações Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Homem Americano; Maurizélia de Brito e Silva, chefe da Reserva Biológica do Atol das Rocas (ICMBio/MMA) e Beatrice Padovani, professora e pesquisadora em Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Dirigido por Paulina Chamorro (jornalista) e João Marcos Rosa (documentarista e fotógrafo), o documentário narra histórias de amor pela Natureza e destaca as contribuições do trabalho das pesquisadoras para a Ciência e a construção de um futuro sustentável. Com 45 minutos de duração, o filme faz parte de um projeto multimídia que inclui ainda podcast, reportagens e uma websérie que destaca essas e outras trajetórias de mulheres atuantes em conservação ambiental no Brasil.
Debate com integrantes da Liga das Mulheres pelo Oceano
Após a exibição do documentário, será realizado um debate no Teatro do Sesc Registro, com a presença de mulheres que atuam na proteção e na conservação do meio ambiente. A mediação da conversa será feita por Paulina Chamorro, jornalista, diretora do filme e cofundadora da Liga das Mulheres pelo Oceano, movimento em rede que atua pela conservação do oceano e integra esforços pela emancipação das mulheres.
Participam do debate a professora sênior do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), Yara Schaeffer-Novelli, uma das maiores referências no estudo de manguezais no Brasil e no mundo; Leandra Gonçalves, professora do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Letícia Quito, gestora da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Sul/Fundação Florestal (APAMLS/FF), e Marília Cunha Lignon, docente da UNESP Registro e do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade de Ambientes Costeiros (Campus Litoral Paulista).
Para assistir ao filme e participar do debate no Teatro do Sesc Registro basta retirar os convites com 1 hora de antecedência.
Trailer – Mulheres na Conservação
https://www.youtube.com/watch?v=l7-21KStAGk
Saiba mais sobre as participantes do debate:
Yara Schaeffer-Novelli
Formada em História Natural, é professora sênior do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (que possui base de pesquisa em Cananeia/SP). É cofundadora e diretora do Instituto Bioma Brasil, organização criada em 2006 para trabalhar na conservação dos manguezais e demais ecossistemas costeiros. Considerada a matriarca dos manguezais brasileiros, desenvolve estudos e pesquisas na área há mais de 40 anos.
Marília Cunha Lignon
Docente do curso de Engenharia de Pesca (Unesp de Registro) e do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade de Ambientes Costeiros (Unesp Litoral Paulista). Bióloga (UERJ), com mestrado e doutorado em Oceanografia (Instituto Oceanográfico/USP) e pós-doutorado no INPE e na Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica). Coordena o Grupo de Pesquisa Monitoramento Integrado de Manguezais e integra o Grupo de Especialistas em Manguezais da IUCN, a Liga das Mulheres pelo Oceano e a Rede Nacional de Manguezais.
Letícia Quito
Gestora da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Sul (Fundação Florestal/SEMIL), formada em Ciências Biológicas (UFSCar) e mestre em Sistemas Costeiros e Oceânicos pelo Centro de Estudos do Mar (UFPR). Atuou como pesquisadora científica e coordenadora técnica do Projeto Boto-Cinza do Instituto de Pesquisas Cananéia (IpeC).
Leandra Gonçalves
Professora no Instituto do Mar (Unifesp). Bióloga, com doutorado (Instituto de Relações Internacionais) e pós-doutorado (Instituto Oceanográfico) da USP. É uma das idealizadoras da Liga das Mulheres pelo Oceano e integra o grupo de pesquisadores da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos. Autora do Global Environment Outlook 6, do relatório NEXUS do IPBES e do World Ocean Assessment (ONU) e bolsista de um dos principais programas de conservação marinha do mundo (Pew Marine Fellows).
Paulina Chamorro
Jornalista com mais de 20 anos de experiência em temas socioambientais. Foi roteirista e produtora da viagem-reportagem Mar sem Fim. Como diretora do documentário Mulheres na Conservação, percorreu 12 estados brasileiros para acompanhar as protagonistas em ação. Cofundadora da Liga das Mulheres pelo Oceano, é colaboradora da National Geographic Brasil desde 2017 e atualmente produz o podcast Vozes do Planeta.
Serviço:
Cine Ribeira – Sesc Registro
Cine Ambiental | Mulheres na Conservação
Direção: Paulina Chamorro e João Marcos Rosa
Brasil, 2023 | 45 min. | Documentário.
Dia 14, quinta, 19h30.
Após o filme, debate com Yara Schaeffer-Novelli, Marília Cunha Lignon, Letícia Quito, Leandra Gonçalves e Paulina Chamorro.
Teatro. A partir de 16 anos. Autoclassificação.
Grátis. Retirada de convites com 1h de antecedência.
Mais informações: (13) 3828-4950.
O Sesc Registro fica na Av. Pref. Jonas Banks Leite, 57 – Centro de Registro/SP.