Natural de Caieiras, em São Paulo, o cantor, compositor e poeta Sobrenome de Mello, conhecido por sua jornada musical no universo do rap, está prestes a lançar um novo single, que traz um marco em sua carreira musical. Em "Você Não Vem Mais", o artista mergulha nas profundezas do samba, homenageando a influência duradoura do sambista Cartola em sua vida.
Rapper, o artista utiliza suas letras para dar voz às questões sociais. No entanto, suas primeiras inspirações musicais para a elaboração de seus primeiros versos, em 2010, remontam às obras de Cartola, cujo legado deixou uma marca indelével em sua arte. As primeiras obras do rapper traziam o amor como protagonista, e a poesia como principal ferramenta de expressão. Ao desenvolver sua carreira artística, a música rap no estilo Boom Bap com questões sociais e a cultura Hip Hop tornaram-se as principais características de suas músicas.
Agora, a sétima obra solo de Sobrenome de Mello traz o samba como estilo musical, gênero considerado por ele uma de suas maiores influências desde muito jovem. Porém, é a primeira vez que o artista apresenta um trabalho dentro desse estilo.
"Você Não Vem Mais" é uma ode ao amor perdido, em que o compositor empresta sua voz para explorar os dilemas da separação. A canção é uma manifestação de sentimentos, enraizada na tradição do samba e com a poesia de Cartola, segundo o artista.
A influência do sambista é evidente não apenas na melodia e na letra, mas também na capa do single. Nela, o rapper recria a icônica capa do álbum "Verde Que te Quero Rosa", tomando um café em uma xícara e usando um par de óculos, na recriação de um modelo da marca Juliet, caracterizando a época da obra e afirmando que o mestre Cartola se tornou atemporal.
Para De Mello, essa homenagem ressalta não só a atemporalidade da música de um dos sambistas mais conhecidos do Brasil, mas também como o próprio rapper transita entre diferentes gêneros musicais, mantendo a autenticidade de sua expressão artística. "A letra de 'Você Não Vem Mais' faz ecoar as emoções universais que permeiam o coração humano. Com versos como 'Eu sei, você não vem mais / Acabou a paz', eu busco trabalhar a essência da perda e da resignação, tecendo um retrato significativo da experiência humana", afirma o cantor.
A obra tem letra e melodia de autoria de Sobrenome de Mello, instrumental elaborado por Maestro Juscymelody e produção musical de Duck Jam, foto da capa por Lucas Gossi e edição da capa por Cosmar Ink. A obra estará disponível no Youtube e em todas as plataformas digitais nos canais de Sobrenome de Mello a partir do próximo dia 08 de março de 2024.
Sobre o cantor e compositor Sobrenome de Mello:
Caique de Mello Narcizo é Sobrenome De Mello, MC, poeta, músico e compositor nascido em 1994, no município de Caieiras, em São Paulo. Admirador da cultura hip hop desde a sua infância e com uma criatividade sempre presente, iniciou, ainda na adolescência, a prática da escrita de poemas e redações, motivado pelo RAP e o hábito de ler.
Em meados de 2010, a poesia tornou-se hábito indispensável em sua rotina e assim ele começou a participar de saraus e outros eventos da região de Caieiras. Em 2016, iniciou uma nova jornada como um dos fundadores e integrantes do grupo de RAP da região noroeste de São Paulo, Velho Oeste 011.
Também é idealizador do projeto Hip Hop Dando Aula, oficinas que visam difundir a cultura hip hop de maneira teórica e prática nas escolas municipais e estaduais de SP. A primeira edição foi realizada na escola estadual Celestina Valente Lengenfelder, no município de Francisco Morato, em 2018 e, em 2019, nas escolas E.E. Capitão Alberto Gaf e E.E. Professor Francisco Gonçalves Vieira, em Caieiras, por meio do PROAC Município Caieiras. Desde então, o artista articula projetos que levam a cultura hip hop para jovens e apresenta suas canções autorais em diversos eventos.