Polícia Policia Ambiental
POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO E DO ESTADO DO PARANÁ ATUAM EM CONJUNTO NA DIVISA DOS ESTADOS COM O OBJETIVO DE COMBATER CRIMES AMBIENTAIS.
A operação visa combater crimes ambientais na região, principalmente a extração ilegal de Palmito Juçara e o corte de madeira nativa.
28/02/2024 15h42 Atualizada há 9 meses
Por: Redação Fonte: Policia Ambiental

A “Operação Parque Estadual das Lauráceas” está sendo realizada entre os dias 27 e 29 de fevereiro na divisa dos estados de SP e PR, nos municípios de Barra do Turvo, Iporanga e Apiaí (no Estado de SP) e Bocaíuva do Sul, Tunas do Paraná e Adrianópolis (Estado do PR).

A operação visa combater crimes ambientais na região, principalmente a extração ilegal de Palmito Juçara e o corte de madeira nativa.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

A Operação conta com efetivo da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo (Vale do Ribeira) e do Estado do Paraná, bem como Agentes de Fiscalização do Instituto Água e Terra, do Paraná.

Continua após a publicidade

As ações policiais estão ocorrendo com incursões em trilhas, patrulhamento nas áreas urbanas e rurais dos municípios e sobrevoos com helicópteros onde é possível colher informações sobre degradações ambientais durante o sobrevoo, repassando as informações às equipes em terra para fazerem a vistoria no local e para identificarem os responsáveis pelas infrações.

Nas incursões os policiais militares também atendem denúncias repassadas pela população e fazem a fiscalização de áreas onde já foram constatadas degradações ambientais em datas pretéritas para verificar a regularidade ambiental após as autuações e, além disso, fazem vistorias onde foram identificados desmatamentos recentes por meio de imagens de satélites, realizando pontos de bloqueio em diversas estradas da região tanto de dia como à noite.