O Deputado Estadual, Coronel Nishikawa, publicou hoje (4) em suas redes sociais uma nota de repúdio relacionada à fala do vereador Rodrigo Mendes, na 24ª Sessão da Câmara de Pariquera-Açu.
Procurado, o vereador Rodrigo Mendes preferiu não se posicionar.
Confira o que diz o Deputado:
PROTOCOLAMOS UMA MOÇÃO DE REPÚDIO CONTRA A FRASE DITA PELO VEREADOR RODRIGO MENDES DE PARIQUERA-AÇU
Como um representante da comunidade nipônica na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, me sinto no dever de repudiar a frase do vereador, que gerou uma grave ofensa contra a comunidade japonesa durante Sessão na Câmara Municipal de Pariquera-Açu.
Após aberta a 24ª Sessão Ordinária, no momento em que lhe foi concedido a fala em tribuna, o vereador fez uma declaração de conteúdo xenofóbico e discriminatório, dizendo "igual é um caminhão cheio de japonês".
Tal alegação chamou atenção de todos os presentes, uma vez que menciona as características físicas da população japonesa de forma extremamente desrespeitosa.
Diante disso, elaborei esta Moção, com o propósito de repudiar tal frase e reforçar meu compromisso com o respeito à dignidade humana. É inadmissível que, em pleno século XXI, falas como essa ainda sejam proferidas, sobretudo por autoridades.