Policiais Civis das Delegacias Seccionais de Santos e Registro realizaram, na tarde de ontem (18), a fiscalização em comércios que realizam reparos em aparelhos celulares nas cidades de Santos e Registro. As investigações demonstraram que esses eletrônicos eram desmontados e utilizadas suas peças para reposição de aparelhos que eram levados a esses estabelecimentos para fazer o conserto.
Em Santos foram revistados três comércios nos Bairros Vila Mathias, Marapé e Campo Grande. Nesses locais foram apreendidos 123 celulares, 7 tablet´s e 2 notebook´s. Alguns desses eletrônicos não possuíam notas fiscais e outros tinham registros de crimes patrimoniais anteriores, como furtos e roubos. O suspeito (20 anos) apontado como responsável pelo comércio da Vila Mathias foi preso em flagrante pelos crimes de receptação qualificada e contra a ordem tributária.
Por Registro, os investigadores apreenderam 68 celulares que estavam expostos para a venda em um comércio situado no Bairro do Centro. O proprietário da loja (63 anos), já ostentava passagens criminais anterior por crime de receptação, foi autuado em flagrante novamente por adquirir celulares oriundos de crimes.
Algumas vítimas desses crimes já foram comunicadas e tiveram a restituição dos celulares subtraídos. Demais ações de campo são programadas para inibir o comércio ilícito de celulares roubados ou furtados.
Lavrados os termos de apreensão e prisão em flagrante, os aparelhos foram encaminhados à perícia criminal para elaboração de laudos e identificação das vítimas.