O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) divulgou, na tarde desta quinta-feira (18), o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) de 2023, com avaliação das cidades do Estado.
Desempenho na região
De acordo com o balanço divulgado pelo TCE, uma cidade da região teve classificação "B", que é a nota dada quando a gestão do município é considerada "efetiva": Pariquera-Açu.
Além disso, das 14 cidades da Região Administrativa de Registro, duas tiveram nota "C+": Iguape e Ilha Comprida
Itariri, Pedro de Toledo, Miracatu, Juquiá, Sete Barras, Registro, Eldorado, Jacupiranga, Cajati, Barra do Turvo e Cananéia ficaram com a nota "C"
Repetindo feitos anteriores, Pariquera retoma nota "B".
A nota "B", conquistada em 2023 traz uma melhora se comparada ao ano de 2022, em que a nota foi "C+". Em 2021, 2020 e 2019, o município já havia conquistado nota "B" também.
A melhor avaliação no gráfico histórico do IEG-M foi em 2016, quando o município de Pariquera-Açu foi classificado comm "B+"
O IEGM foi criado em 2015 para medir a eficiência dos municípios paulistas. São avaliados 213 parâmetros em sete áreas: saúde, educação, planejamento, gestão fiscal, proteção das cidades (Defesa Civil), meio ambiente e governança da tecnologia da informação. As notas de classificação são:
A = Altamente efetiva;
B+ = Muito efetiva;
B = Efetiva;
C+ = Em fase de adequação;
C = Baixo nível de adequação.
De todo o Estado de São Paulo, 52 municípios tiveram nota "B".