A Polícia Militar Ambiental do Vale do Ribeira apreendeu, na tarde desta quinta-feira (18), 250 quilos de manjuba em período proibido de pesca no município de Iguape, no litoral de São Paulo.
A apreensão ocorreu durante um patrulhamento da equipe de fiscalização ambiental na região do Rio Ribeira de Iguape, no âmbito da Operação Verão/Piracema/Impacto.
A equipe encontrou uma rede de emalhar com aproximadamente 750 metros de comprimento, que estava repleta de manjubas. No entanto, não havia ninguém no local e não foi possível identificar o responsável pelo petrecho.
A manjuba está em período de defeso, que vai de 25 de dezembro a 25 de janeiro. A pesca da espécie durante esse período é proibida por lei, pois é uma época de reprodução da espécie.
Além disso, a pesca ocorreu em uma unidade de conservação de uso sustentável, a APA-CIP (Área de Proteção Ambiental de Cananéia, Iguape e Peruíbe).
Os pescados apreendidos estavam impróprios para consumo, pois ficaram expostos por muito tempo em um ambiente inadequado. Por isso, eles foram destinados ao Centro de Transbordo Sanitário Municipal, onde foram descartados.