O Setor de Operações Especiais (SOE) da Polícia Penal do Paraná (PPPR) completou 10 anos de atividade neste domingo (14). Este grupo atua em situações de crise e em operações de alto risco, auxiliando policiais penais em diferentes funções dentro da política de execução penal, sendo considerada a "tropa de elite" da corporação.
O SOE possui atualmente sete bases no Paraná, nas cidades de Piraquara (Região Metropolitana de Curitiba), Ponta Grossa (Campos Gerais), Londrina (Norte), Francisco Beltrão (Sudoeste), Maringá (Noroeste), além de Cascavel e Foz do Iguaçu (Oeste). Nos últimos 12 meses, o SOE fez 10,6 mil rondas, 4,8 mil escoltas e mais de 27 mil movimentações de custodiados em cadeias públicas e penitenciárias para vistorias e outras atividades.
A origem do SOE está diretamente ligada a um curso que dez agentes penitenciários do Paraná fizeram no Rio de Janeiro entre 2011 e 2012. Com as primeiras noções de intervenção prisional foi possível criar uma estrutura própria e replicar o modelo no então Departamento Penitenciário do Paraná, atualmente denominado como Departamento de Polícia Penal, em 2014.
Nesta segunda-feira (15), uma solenidade no auditório da sede da superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Curitiba, celebrou a data. O secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, destacou a constante evolução do grupo. “Participo do Conselho dos Secretários de Segurança Pública e constantemente recebemos elogios pela atuação da Polícia Penal do Paraná. O SOE é parte fundamental disso”, afirmou.
“Esses dez anos de existência comprovam a importância do grupo. O SOE é uma marca importante para a política de segurança pública", destacou o diretor-adjunto da Polícia Penal, Maurício Ferracini.
O chefe do SOE, Nilson Antônio de Bastiani, disse que os policiais passam por treinamentos específicos para atuação nesse grupo. “Há 10 anos não tínhamos praticamente nada, apenas a vontade de criar essa equipe. Hoje nossos policiais têm acesso a uniforme, viaturas, armamento, preparo e muita estrutura para garantir a tranquilidade nos estabelecimentos penais”, complementou.
HOMENAGEM– Durante o evento, foram entregues moedas comemorativas que simbolizam o trabalho realizado pelo SOE. Foram homenageados o coronel Douglas Sabatini Dabul, o sargento Marcos Vinicios dos Santos Coimbra e o sargento Samuel Nunes, da Polícia Militar. Eles são professores do Curso de Operações Especiais Penitenciárias (COEPEN).