O Governo do Estado, por meio do Instituto Água e Terra (IAT), repassou R$ 26,3 milhões para as prefeituras dos municípios do Litoral intensificarem a coleta de resíduos sólidos durante a temporada do Verão Maior Paraná 2023-2024. A medida busca suprir a alta demanda da região em razão do aumento expressivo no fluxo de turistas.
Entre as ações estão a coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos; desassoreamento e limpeza dos canais; além de atividades relacionadas à educação ambiental. O recurso permitiu também aos municípios instalarem biodigestores para evitar a possível contaminação gerada pelos banheiros químicos.
“A nossa preocupação sempre foi tornar o Verão Maior Paraná cada vez mais sustentável, por isso repassamos às cidades do Litoral mais de R$ 26 milhões para serem investidos em limpeza pública. Para além das nossas belezas naturais, queremos que as pessoas visitem o Paraná também por causa da limpeza. Esse é um atrativo a mais que podemos oferecer”, afirma o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.
Em Matinhos, por exemplo, o investimento por parte do Estado fez com que o número de coletores de lixo passasse de 30 para 70 profissionais. Já a equipe responsável pela varrição da praia saltou de 40 para 120 pessoas. Ampliação de quadro pessoal que também foi acompanhada por novos equipamentos, com a incorporação de sete caminhões compactadores de lixo neste período do ano, totalizando 15 veículos.
“Um exército de pessoas foi contratado para fazer esse serviço de limpeza, com novos caminhões e equipamentos adequados”, diz Souza.
De acordo com a prefeitura de Matinhos, o lixo recolhido passa de 55 toneladas/dia na baixa temporada para 140 toneladas/dia na alta estação, entre os meses de dezembro e março.
OUTROS MUNICÍPIOS– Estrutura mais robusta que se vê também nos outros seis municípios do Litoral. Em Guaratuba, a quantidade de lixo gerado mais do que dobra nesta época do ano, pulando de 33 toneladas/dia para 74 toneladas/dia, com picos de até 180 toneladas/dia nos momentos de maior movimento de pessoas, como nas festas de fim de ano. Para dar conta, são 12 caminhões compactadores e 103 profissionais diretamente envolvidos com a limpeza pública.
Já em Pontal do Paraná, o incremento orçamentário garantiu à operação 12 caminhões compactadores; quatro caminhões de coleta seletiva; e duas caçambas e duas pás carregadeiras para a limpeza das praias. Os coletores de lixo saltaram de 12 para 48, além de 45 profissionais que foram destacados para a limpeza da faixa de areia. Na cidade, o lixo recolhido costuma passar de 40 toneladas/dia para 125 toneladas/dia no verão.
ILHA DO MEL– O contrato de gestão entre a prefeitura de Paranaguá e o Instituto Água e Terra permitiu a contratação de 40 funcionários para serviço especializado de limpeza, varrição, coleta e transporte de resíduos sólidos (lixo orgânico, reciclável e entulhos) da Ilha do Mel para o continente (Paranaguá), além de equipamentos de proteção individual (EPIs), ferramentas e material necessário para a efetivação do serviço.
São, ainda, cinco quadriciclos elétricos para o transporte do lixo; um caminhão compactador de resíduos e seis banheiros químicos disponibilizados para a população, veranistas e turistas.
Somente na Ilha o lixo coletado alcança, em média, 10,2 toneladas/dia na alta temporada, um número quatro vezes maior ao registrado em outros períodos do ano. “O meio ambiente do Paraná é o principal beneficiado a partir de ações como essa promovida pelo Instituto Água e Terra”, destaca Souza.
VERÃO MAIOR PARANÁ– O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br .