É memorável lembrar que a história da Unidade iniciou-se no ano de 1967, com a criação da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar, com um efetivo de 5 Oficiais, 182 Praças e 5 especialistas, publicado no Boletim Geral nº 9, de 12 de janeiro daquele ano.
A instalação da 7ª Companhia ocorreu no dia 15 de janeiro de 1970, em prédio alugado e cedido pela Prefeitura Municipal de Registro, tendo como seu primeiro comandante o Capitão PM Wadi Augusto.
Logo após sua criação, a Unidade participou ativamente da chamada “Operação Registro”, reforçada por tropas do 1º Batalhão “Tobias de Aguiar”, contra o grupo terrorista da Vanguarda Popular Revolucionária, liderada por um conhecido terrorista da época.
À época, numa terrível emboscada, perdemos o nobre 2º Tenente PM Alberto Mendes Júnior, quando o Oficial foi brutalmente assassinado.
Após este triste episódio, em 23 de novembro de 1970, a Unidade passou a denominar-se 7ª Companhia Independente da Polícia Militar - “Capitão Alberto Mendes Junior”, uma digna homenagem ao nosso herói, que tornou-se o patrono da unidade.
Em 15 de janeiro de 1975, foi criado o “14º Batalhão de Polícia Militar do Interior – Cap PM Alberto Mendes Junior”, nome que ostenta até hoje.
Com este relevante histórico, elevamos nossos olhos ao estandarte do Batalhão, que hoje é hasteado no mastro desta Unidade, a fim de reverenciarmos nossa missão de manter fiel o legado de todos aqueles que lutaram pelo Vale do Ribeira.