Depois de uma briga que começou em um órgão público municipal em Registro, na última segunda-feira (11) um homem, de 35 anos, matou a facadas no pescoço outro homem de 25 anos, em frente a um estabelecimento comercial na Praça dos Expedicionários, por causas ainda não definidas. Vítima morreu no local.
O homicida estaria há pouco tempo em Registro, vindo de Curitiba e está foragido, ambos moradores de rua. As informações foram confirmadas por uma fonte na noite desta terça-feira (12). Durante o dia de ontem, os moradores de rua da Praça dos Expedicionários foram retirados do local
Momentos antes do crime, os dois homens procuraram um órgão público de Registro para procurar auxílio assistencial. Diante do fato, a Prefeitura de Registro emitiu uma nota oficial em rede social: "A Prefeitura de Registro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária, esclarece que na manhã do dia 11/7, durante o horário de expediente do CREAS, duas pessoas, também atendidas por este serviço, adentraram ao local apresentando comportamento agressivo e verbalizando ameaças direcionadas a uma outra que estava sendo atendida por um técnico do equipamento.
Diante da situação, mesmo após orientação da equipe técnica e tentativa de acalmá-los, a Secretaria de Assistência Social acionou imediatamente o apoio da Polícia Militar para controlar a ocorrência. Em poucos minutos, a viatura chegou ao local e conseguiu dispersar os possíveis agressores, sem nenhum tipo de violação à integridade de todos os presentes, tanto funcionários como o usuário.
Durante a atuação da Polícia Militar, a equipe do CREAS garantiu a proteção de quem estava em eminente situação de agressão e o encaminhou para local seguro.
Posteriormente, após a saída da polícia, e com o usuário ameaçado já em segurança, a dupla retornou ao CREAS onde foi prontamente atendida e orientada. Com os ânimos controlados, ambos deixaram de forma pacífica o equipamento.
É importante salientar que em nenhum momento houve omissão, negligência por parte da equipe e tampouco ato de violência dentro do espaço sócio-ocupacional da Assistência Social, o que diverge de falsas informações disseminadas nas redes sociais.
A Prefeitura de Registro reitera o compromisso da Política Pública de Assistência Social na prestação de serviço em prol dos usuários em situação de desproteção social, atuando na superação das manifestações da questão social, no viés da garantia de direitos.
Quanto ao desentendimento ocorrido em outro local público com a dupla já mencionada, as autoridades competentes já estão tomando as devidas providências".