Política Eleição 2022
Justiça Eleitoral utiliza WhatsApp para convocação de mesários
Caso não seja possível o envio pelo aplicativo, convocação pode chegar por e-mail ou carta
11/07/2022 15h42
Por: Redação

A Justiça Eleitoral de São Paulo iniciou em 20 de junho a convocação de mesários e mesárias que atuarão nas Eleições 2022 e o meio preferencial utilizado para notificar os colaboradores é o WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas mais usado no país. Além de via WhatsApp, a carta de convocação pode ser recebida por e-mail ou pelo correio, caso não seja possível entrar em contato com o eleitor convocado pelo aplicativo.

Os canais oficiais de comunicação com os mesários são o número de WhatsApp de cada Zona Eleitoral ou o e-mail convocacaoeleicoes@tre-sp.jus.br .

Continua após a publicidade

A mensagem enviada pela Justiça Eleitoral traz o nome completo do eleitor ou eleitora, o número do título eleitoral completo e senha para confirmar a convocação com cinco caracteres.

Continua após a publicidade

Os convocados deverão confirmar, pelo site do TRE-SP, que receberam a mensagem e têm cinco dias para aceitar ou contestar a convocação. A contestação será feita por requerimento ao juízo eleitoral e, por se tratar de serviço obrigatório, o eleitor só será dispensado em casos excepcionais.

Continua após a publicidade

Benefícios

O mesário ou mesária tem direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado e mais dois pelo treinamento, recebe auxílio alimentação no valor de 45 reais por turno de votação, além de ter preferência no desempate em concursos públicos que tenham essa previsão no edital. É possível ainda, dependendo da universidade, utilizar as horas trabalhadas nas eleições como atividade curricular complementar.

Caso o eleitor queira ser mesário voluntário, basta fazer a inscrição no site do TRE-SP.