Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados
Comissão aprova projeto que amplia prazo de atividade remunerada para segurado especial
Texto será ainda analisado por outras duas comissões da Câmara dos Deputados
19/12/2023 15h56
Por: Redação Fonte: Agência Câmara

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1895/22 , que permite aos segurados especiais da Previdência Social desenvolver atividade remunerada na agropecuária e no extrativismo vegetal por até 180 dias por ano, corridos ou intercalados.

A proposta é do ex-deputado Leônidas Cristino (CE) e altera duas leis previdenciárias ( 8.212/91 e 8.213/91 ).

Continua após a publicidade

Atualmente, o prazo máximo de atividade remunerada para não perder o enquadramento como segurado especial é de 120 dias. Essa categoria previdenciária abrange as pessoas que exercem atividade rural, de pesca artesanal ou de extrativismo vegetal, individualmente ou em regime de economia familiar.

Continua após a publicidade

A relatora, deputada Fernanda Pessoa (União-CE), recomendou a aprovação da proposta. “Muitas dessas atividades extrativistas se prologam para além de 120 dias, fazendo com que os trabalhadores recusem propostas de empregos formais temporários receosos de perderem a sua condição de segurados especiais”, disse.

Continua após a publicidade

Tramitação
O PL 1895/22 será analisado agora, em caráter conclusivo, pelas comissões de Saúde e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).