Uma equipe da Polícia Militar Ambiental do Vale do Ribeira apreendeu, na tarde de quarta-feira (13), 163 unidades de palmito cortados ilegalmente da mata no município de Barra do Turvo.
Os policiais realizavam diligências por uma trilha no Bairro Ribeirão do Fria, quando visualizaram os palmitos cortados. No local, não foram identificados os infratores, que possivelmente retornariam mais tarde para a retirada dos produtos.
Diante dos fatos, os palmitos foram apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia local para a realização das demais providências.
A Polícia Ambiental alerta que a extração ilegal de palmito é crime ambiental e pode resultar em prisão. A população pode denunciar crimes ambientais pelo telefone 181.
Espécie ameaçada
O palmito jussara é uma espécie nativa da Mata Atlântica e está ameaçada de extinção. A extração ilegal da espécie prejudica o equilíbrio ecológico da floresta e pode levar à sua extinção.
A Polícia Ambiental destaca a importância da conscientização da população sobre a importância da preservação da biodiversidade.