A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com seus representantes regionais e com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Cajati, promoveu a abertura do 7º Treinamento Chuvas de Verão, no auditório da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Cajati.
O treinamento contou com a presença do vice-prefeito de Cajati, Ronaldo Cantilio, do chefe de gabinete, chefe de gabinete, Leandro Antunes de Santos, da assistente de Gabinete, Maryana Mendes Manile, da diretora da Divisão de Preparação da CEPDEC, Lidiara Beatriz Kurachi Lenarduzzi, da Coordenadora Regional de Proteção e Defesa Civil e secretária de Meio Ambiente e Agricultura de Cajati, Kathleen Gomes da Silva Chaves, do especialista de pesquisas ambientais- IPA, Eduardo de Andrade.
Essa capacitação ocorreu em 8 regiões do Estado que operam os Planos Preventivos de Proteção e Defesa Civil, e consiste em um treinamento presencial, de dois dias, abrangendo os 14 municípios da região de Registro.
O principal objetivo é proporcionar aos agentes e gestores municipais de Proteção e Defesa Civil, conhecimentos para atuação efetiva e sistêmica durante o período de chuvas de verão, com vistas à redução dos riscos de desastres.
O treinamento contou com aulas sobre Logística Humanitária ministrada pelo Centro de Estudo e Pesquisas sobre Desastres (CEPED), as condições meteorológicas para o período de chuvas que se aproxima, apresentada pelos meteorologistas da Climatempo, a Coordenadoria Estadual apresentará o tema Situação de Anormalidade, e contaremos também, com análise de solo e vistoria de campo acompanhada por técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) ou do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Ao término do treinamento, os participantes serão certificados e seus municípios poderão pontuar no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), no Programa Município Verde Azul, cumprir um dos critérios para recebimento do “Kit Operação Chuvas de Verão”, e também, um dos critérios da Ação de Aparelhamento da Defesa Civil Estadual.
Vale ressaltar que os participantes desta oficina são os futuros multiplicadores das ações do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil em suas comunidades, que contribuirão sobremaneira, para a redução de riscos e para a resposta a desastres nesse período de chuvas que se avizinha.