O Projeto Viver Melhor, iniciativa realizada pelo Instituto Família Barrichello, que atua há 10 anos oferecendo atividade física para adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social, de forma gratuita e sistematizada, iniciará um novo ciclo de aulas no segundo semestre de 2022, incluindo um novo polo em Juquiá, com o apoio do Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país. Com a implantação da iniciativa no Vale do Ribeira, o projeto abriu processo seletivo para a contratação de dois profissionais de educação física e oferecerá uma formação com as bases do Viver Melhor direcionada aos profissionais da região.
Embora o polo seja em Juquiá, a formação e o processo seletivo serão realizados em Registro. A formação ‘Atividade Física no Envelhecimento’ ocorrerá de forma gratuita no dia 9 de julho das 8h30 às 12h, na Escola Municipal Anna Pinto Banks, localizada à rua Ana Pinto Banks, 930 - Vila Cabral. No mesmo dia e local das 13h00 às 16h00 será realizado o processo seletivo para as vagas do projeto que ocorrerá na cidade de Juquiá.
As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://forms.office.com/r/drzqCSBh3T
O projeto é financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte e, além do Legado das Águas, tem como patrocinadores o Instituto Votorantim, o Itaú e a Bayer.
De acordo com Daniela Gerdenits, gerente do Legado das Águas, essa é mais uma das iniciativas de Atuação Social da Reserva para promover bem-estar e saúde para a região. “É importante olhar para todos os públicos, de crianças à idosos. Por isso, trazemos diferentes projetos para o Vale do Ribeira, por meio dessas fortes parcerias, que possam atender públicos diversos, seja com educação, cultura, saúde, lazer e bem-estar. Afinal, a conservação da natureza também é olhar para as pessoas”, diz.
A formação
Os participantes da formação receberão certificado e terão os seguintes conteúdos:
Envelhecimento e saúde pública: Por que precisamos de uma solução?
Características psicossociais do idoso: abordagem assertiva na conquista de aderência à atividade física.
Características fisiológicas do envelhecimento: Por que precisamos de uma abordagem integral?
Bases técnicas e oficina de exercícios para os 4 pilares da metodologia: exercícios cognitivos, de força, cardiorrespiratórios e de flexibilidade.
Estratégias de gestão da individualidade biológica dos idosos em aulas coletivas.
A formação tem como principal objetivo contribuir para o aprimoramento da atuação de profissional de educação física.
O projeto
As aulas do Projeto Viver Melhor acontecem 2 vezes por semana com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento integral e a manutenção da independência física para um envelhecimento ativo e saudável por meio do Método Águia, que estrutura as aulas em 4 partes: cognitiva, força, cardiorrespiratório e alongamento.
O endereço do polo em Juquiá será divulgado em breve, assim como a forma de inscrição para alunos, que será realizada em parceria com o Departamento de Desenvolvimento Social de Juquiá, com foco nos idosos.
“Ao longo desses anos, mais de 2 mil adultos e idosos foram atendidos, apresentando melhoras nos aspectos, de força, flexibilidade, memória e de humor, o que traz resultados diretos para uma melhor qualidade de vida para uma população que está envelhecendo permeada pela inatividade física e diversas doenças crônicas degenerativas”, finaliza Dayane Alves da Silva, Gerente de Projetos e especialista em Envelhecimento.