O Plenário do Senado aprovou requerimento ( RQS 976/2023 ), do senador Flávio Arns (PSB-PR), para a realização de sessão especial em homanagem aos 80 anos da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen), fundada em 1944. A sessão será feita no ano que vem em data que ainda será agendada.
De acordo com o requerimento, a confederação “atua na defesa da liberdade de ensinar, de aprender, de cátedra, do respeito às crenças, e do pluralismo educacional, acreditando que a existência de ensino privado ao lado do público é essencial para promoção dodireito fundamental à educação no país”.
A Confenen congrega 45 mil instituições de ensino privado no Brasil, em todos os níveis educacionais. Para Arns, a sessão especial servirá também para a reflexão sobre a “liberdade de aprender e de ensinar e do papel do professor e professora na formação da sociedade e da democracia”.
“Que sua experiência octogenária possa contribuir com a melhoria da qualidade do ensino no Brasil, em prol de escolas mais inclusivas, que respeitem as diferenças e a liberdade de escolha das famílias, bem como promovam a equidade e a paz, desde a creche até a pós-graduação”, acrescenta o senador.