Com o objetivo de promover a defesa e a valorização do patrimônio ambiental e cultural, bem como criar vínculo e pertencimento do meio em que vivem, a Sabesp, por meio da Preservalle Soluções Ambientais Inteligentes, em parceria com as prefeituras municipais, realizou a primeira edição do Concurso Ambiental, Cultural, Literário e de Valorização Territorial de Miracatu e Cajati, e trabalhou com temas diferentes para cada município.
Para Miracatu o tema sugerido foi “Miracatu – Terra das Águas”, e as categorias foram: Desenho, Frases de Impacto e Redação. Para os alunos de Cajati o tema foi “Cajati – um Município Rico por Natureza”, e as categorias foram: Desenho, Frases de Impacto e Poesia.
O lançamento do edital ocorreu em 05 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, nos portais oficiais das prefeituras de Cajati de Miracatu. As etapas encerraram em 15 de outubro. Ao todo foram 5.098 trabalhos inscritos e 408 validados – que foram avaliados por uma Comissão Julgadora que levou em consideração a fidelidade ao tema, a originalidade, a ideias e o conteúdo apresentado, totalizando 60 alunos, 22 professores e 10 coordenadores envolvidos.
Outros fundamentos da Educação Ambiental como fomentar a valorização e apropriação de características históricas, ambientais e culturais do município; valorizar a pesquisa científica; elevar a qualidade do ensino público municipal; fomentar a leitura e a produção textual para estimular a formação de uma consciência crítica e reflexiva dos/as estudantes que serão futuros cidadãos do município; debater temas presentes em nossa sociedade, que impactam direta ou indiretamente a vida de todos e estabelecer o espaço escolar como referência de conscientização ambiental, cultural, literária e de valorização territorial, visam a transformação social e nas unidades escolares envolvidas. A premiação ocorreu em 21 de outubro no município de Miracatu, e nos dias 14 e 16 de novembro em Cajati.
Com isso, a Sabesp segue engajada em ações socioambientais para cada vez mais informar, orientar, conscientizar e preservar os recursos hídricos e naturais.