Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados
Projeto proíbe agressor de mulher de comprar arma de fogo
Proposta está em análise na Câmara dos Deputados
01/12/2023 07h50
Por: Redação Fonte: Agência Câmara

O Projeto de Lei 3874/23 proíbe a compra, a posse e o porte de armas de fogo e munições por pessoas que tenham registro de agressão contra mulheres. O texto está sendo analisado pela Câmara dos Deputados.

A proibição se aplica a qualquer pessoa que responda a inquérito ou a processo judicial por violência doméstica, agressão física, sexual ou psicológica praticada contra mulher.

Continua após a publicidade

Os órgãos responsáveis por autorizar a compra e o porte de armas de fogo e munições deverão consultar os registros de inquérito e processos judiciais antes de conceder as licenças.

Continua após a publicidade

O texto também obriga o governo a disponibilizar um canal para receber denúncias anônimas sobre tentativas de aquisição de armas por agressores de mulheres.

Continua após a publicidade

“O uso de armas de fogo em casos de violência contra mulheres potencializa os danos e riscos envolvidos”, afirma o autor do projeto, deputado Max Lemos (PDT-RJ). “A presença de armas aumenta a letalidade das agressões, tornando mais provável que conflitos domésticos se transformem em tragédias irreparáveis”, acrescenta.

Lemos destaca ainda que, quando o agressor tem acesso a arma de fogo, as mulheres correm mais risco de serem intimidadas e de não conseguirem buscar ajuda, perpetuando o ciclo de abuso.

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Loading...