Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados
Comissão aprova projeto que pune com prisão quem falsificar obra de arte do patrimônio brasileiro
Outras comissões da Câmara ainda precisam analisar a proposta
30/11/2023 15h47
Por: Redação Fonte: Agência Câmara

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4205/23 , que considera crime reproduzir, adulterar ou falsificar obra de arte plástica originária do patrimônio brasileiro, individual ou coletiva.

A relatora, deputada Bia Kicis (PL-DF), recomendou a aprovação. “A proposta é importante para preservar e proteger as manifestações artísticas e para fomentar um ambiente de respeito à propriedade intelectual e artística”, disse.

Continua após a publicidade

O texto em análise na Câmara dos Deputados altera a Lei dos Direitos Autorais . Assim, quem reproduzir, adulterar ou falsificar a assinatura de obra de arte estará sujeito à pena de reclusão, de 1 a 5 anos, e multa.

Continua após a publicidade

Sabendo que são falsificadas, incorrerão na mesma pena aqueles que expuserem as obras à venda ou permutarem, venderem, importarem, exportarem, ocultarem, apregoarem em leilão, alienarem, estocarem, comprarem ou receberem em consignação.

Continua após a publicidade

Hoje essas condutas são enquadradas no Código Penal, que não prevê um
delito específico, limitando-se a tipificar genericamente o crime de violação de direito autoral.

"Especialistas no assunto esclarecem que é necessário e urgente que o Brasil venha a editar uma lei especificamente para punir a conduta de falsificar e fraudar obras de arte", afirma o autor da proposta, deputado Prof. Paulo Fernando (Republicanos-DF).

Tramitação
O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.