No dia 10 de novembro, o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO/USP) em Cananéia sediou o encontro do projeto Manifesto Oceano, dedicado à conscientização sobre a preservação do oceano. A iniciativa integrou jovens e profissionais vinculados ao mar, como pescadores, profissionais do setor turístico, comerciantes, indígenas, oceanógrafos e estudantes locais.
As escolas participantes foram a EMEIEF Geraldo Belletti Britto, EMEF Deborah Silva Camargo e EMEF Alziro Bastos dos Santos no período da manhã, com cinquenta participantes de crianças de 8 a 10 anos, e no período da tarde, com a participação das Escolas Estaduais Yolanda Araújo Silva Paiva e Dinorah Silva dos Santos, totalizando 46 alunos na faixa etária de 11 a 14 anos.
Em uma colaboração internacional que envolveu Cananéia e outras comunidades costeiras do mundo, como cidades da Espanha, Estados Unidos e Chile, e uma comunidade convidada de Angola, os alunos participaram de atividades lúdicas, palestras, atividades práticas e um concurso de desenhos e frases para um calendário de 2024. As produções serão compartilhadas com os parceiros internacionais, destacando o português entre as várias línguas integradas no calendário.
A supervisora de ensino do município, Ivani Rosalina dos Santos Topal, expressou sua satisfação em participar do projeto, agradecendo aos alunos, à professora Elisabete de Santis Braga do IO/USP e aos professores envolvidos por essa importante atividade educativa.
O projeto Manifesto Oceano, realizado pelo IO/USP, visa promover a integração entre a universidade e a comunidade de Cananéia, valorizar os profissionais locais, incentivar ações educativas para a preservação do mar e tornar conhecida a cultura e as tradições por meio de ações educativas de crianças e jovens no âmbito internacional em defesa dos oceanos. O objetivo é contribuir para a defesa do meio marinho através de ações educativas que utilizam ferramentas de comunicação oral, escrita e artística.