Cultura Linguagens Culturais
Vale do Ribeira ganha Fábrica de Cultura 4.0
Primeira unidade do Vale será inaugurada na sexta(1º), em Iguape. O prédio do Correio Velho será sede e terá como foco as diversas linguagens culturais
01/07/2022 09h53
Por: Redação

Nesta sexta-feira, 1º, às 11h30, será inaugurada a Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape. A iniciativa integra as ações do Vale do Futuro e faz parte do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Esta é a primeira unidade no Vale do Ribeira e funcionará no prédio do Correio Velho (Praça Engenheiro Greenhalgh, s/n º - Centro). A inauguração diz respeito à primeira etapa do projeto. O prédio da Cadeia Velha que também faz parte da Fábrica de Cultura está em obras e tem previsão de entrega no mês de dezembro de 2022.

Continua após a publicidade

As Fábricas de Cultura têm como foco as diversas linguagens culturais. Na versão 4.0, as unidades focam em tecnologia, inovação e criatividade, com cursos de audiovisual, artes visuais, dança, circo, design, drones, games, literatura, moda, música, programação e robótica. As novas Fábricas de Cultura 4.0 terão espaço maker, coworking, bibliotech, estúdios profissionais, auditório e espaço multiuso.

Continua após a publicidade

Na unidade de Iguape, gerenciada pelo POIESIS (Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, serão oferecidos 60 cursos, 1.500 vagas e 196 atividades de difusão, para um público estimado em 48 mil pessoas. O investimento é de 11,5 milhões, com custeio anual de R$ 7,4 milhões e aporte total em 2021/2022 de R$ 18,2 milhões.

Continua após a publicidade

“É um importante passo de valorização da educação e da cultura no Vale do Ribeira. Esta é a maior expansão já feita no Programa Fábricas de Cultura do Estado de São Paulo, um projeto que é referência nacional e internacional e está chegando à região para capacitar nossos jovens, com foco no futuro. Dentro do Programa Vale do Futuro, estamos criando oportunidades e abrindo a região para um desenvolvimento sustentável, com foco na inovação, na educação e no progresso para que as futuras gerações se orgulhem desta importante região”, afirmou Marco Aurélio Gomes, coordenador geral do Programa Vale do Futuro.