Vale do Ribeira SAA
Secretaria de Agricultura e Abastecimento recebe representantes do setor de bananicultura do Vale do Ribeira
São Paulo é o maior produtor nacional da fruta
13/11/2023 14h12 Atualizada há 1 ano
Por: Redação Fonte: Governo de SP

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, esteve reunido, na quinta-feira (09), com o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa (Alesp), André do Prado, e com representantes da Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira, (Abavar), para alinhar, em conjunto, ações estratégicas em prol da bananicultura do Estado.

No encontro, que aconteceu na sede da Pasta, com participação de profissionais da Apta Regional de Pariquera - Açu, da Defesa Agropecuária e da Cati - Sementes e Mudas, foram apresentadas as principais atividades de trabalho, além do balanço obtido da cadeia produtiva da bananicultura paulista e do Vale do Ribeira.

Continua após a publicidade

São Paulo é o maior produtor nacional da fruta, o que representa cerca de 26% do total da produção no País. De acordo com o levantamento realizado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA – Apta), a expectativa da safra 2022/23 é superior a um milhão de toneladas, com uma área plantada de 1,9 mil hectares.

Continua após a publicidade

Para o secretário Guilherme Piai, é de suma importância atender as necessidades específicas de cada setor. Durante a reunião, ainda frisou as ações emergenciais realizadas pela Secretaria na região do Vale do Ribeira para ajudar o produtor local. “Eu conheço bem a região, já estive reunido com produtores de lá, conversei com diversos prefeitos, depois das fortes chuvas. Por isso, nós deixaremos alguns maquinários e abriremos uma linha emergencial, por meio do Feap. Sendo que vamos liberar R$1 milhão agora e já tem mais R$1 milhão contingenciado”, ressaltou o secretário.

Continua após a publicidade

Vale destacar que a região é o principal polo produtor da fruta. Segundo o IEA, o Vale do Ribeira é responsável por 96% da produção de banana do Estado de São Paulo. Entretanto, segundo os representantes da Abavar é preciso melhorar no controle da sigatoka, na região, além de técnicas no desenvolvimento, principalmente, no pós-colheita.

Guilherme Piai destacou a eficiência da pulverização através de drones e que planeja incluir uma linha de crédito para que o produtor possa ter acesso a este equipamento. Também, enfatizou a importância dos trabalhos de pesquisas realizados pelos institutos da Secretaria que contribuem diretamente nas atividades no campo.

Outra pauta discutida foi a intenção de regularização de terras na região. "Nós temos mecanismos para regularizar tanto o pequeno quanto o médio produtor rural. Onde tem segurança jurídica, tem evolução no IDH", destacou Piai.

Estiveram presentes na reunião, o prefeito de Jacupiranga, Roberto Garcia; acompanhado do chefe de Gabinete, Mauro Trianoski. Representando a Abavar: o presidente, Augusto Aranha; os diretores Ezio Borges; Eloir Freire; e o secretário, Rafael Peniche. Da Apta, o coordenador geral, Carlos Nabil; os técnicos Eduardo Fuzitani; e Erval Damatto Jr. À frente da Cati Sementes e Mudas, Edson Coutinho; Celso Panzani. Da CDA, a gerente do Programa de Contingência Fitossanitária, Marileia Ferreira; a assistente de Defesa Regional de Registro, Ana Paula Lima. Além do coordenador das Câmaras Setoriais, José Carlos e do diretor adjunto de Recursos Fundiários do Itesp, Thiago Gobbo.