A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo ( Setur-SP ) participa nesta semana da World Travel Market London 2023, uma das mais importantes feiras de turismo do mundo, em Londres, que reúne mais de três mil expositores, 100 países e atrai mais de 35 mil visitantes. A feira começou na segunda-feira (6) e segue até quarta (8).
Presente no estande Destino Brasil, da Embratur, a Setur-SP divulga destinos de natureza, como o Vale do Ribeira, o Circuito das Águas, a Mantiqueira Paulista e a Serra do Itaqueri, além de roteiros de gastronomia e cultura.
Com voos diários da Virgin a partir de maio de 2024, o estado de SP ganha uma nova conexão com o Reino Unido, a partir do aeroporto de Heathrow, em Londres, com destino a Guarulhos.
“A diversidade de São Paulo e a qualidade de seus atrativos coloca o estado como um destino de apelo mundial”, disse Roberto de Lucena , secretario de Turismo e Viagens de São Paulo, representado na WTM pela coordenadora de Turismo da Setur-SP, Ana Clemente. “É também uma ótima oportunidade de atrair negócios e projetar destinos de fé, de cultura e de gastronomia,” acrescentou Ana.
O Reino Unido é o sexto maior emissor de turistas para São Paulo, sendo um importante mercado para o fomento do turismo internacional. De acordo com a Embratur, o Reino Unido foi o 9º maior emissor de turistas para o Brasil em 2020 (48.595 turistas) com gasto médio de US$ 1070.
Dados do Ministério do Turismo (2019) apontam que a motivação de 43,9% dos britânicos que buscam visitar o Brasil é a cultura, pensando em sol e praia é de 28,2%.
“A participação de São Paulo na WTM é estratégica para mostrarmos aos ingleses a diversidade de destinos que eles podem acessar facilmente através do novo voo da Virgin Atlantic. O estado tem uma grande variedade de atrativos, do sol e praia à cultura, o esporte, o ecoturismo e o turismo de negócios”, destaca o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo participou em abril da WTM Latin America, realizada na capital paulista. Com estande próprio divulgando mais de 30 regiões turísticas e 200 destinos do Estado, a Setur-SP assinou um acordo de cooperação com a Embratur, Braztoa e prefeituras locais pela promoção dos destinos do Litoral Paulista e capacitação de gestores públicos e empresários para atividades relacionadas ao turismo.