O nível do Rio Ribeira de Iguape, no interior de São Paulo, subiu oito metros acima da média por conta do volume de chuva que atingiu a região nos últimos dias. A Prefeitura de Ribeira decretou estado de calamidade pública por 90 dias. Na cidade, 60 famílias estão desabrigadas e outras 400 famílias estão isoladas em área rural.
Cheia do Rio
De acordo com o Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo (Saip), a cidade de Ribeira apresentou o maior extravasamento com o rio atingindo 8,67 metros acima do nível normal. A situação em Barra do Turvo também é de alerta, com o rio marcando 8,21 metros.
Em Eldorado, o Saip marcou 7,89 metros. Em Iporanga, o rio subiu 7,33 acima do nível normal. A cidade de Sete Barras registrou um aumento de 4,21 metros. Já em Registro foi 2,54 metros, Jacupiranga 3,29 metros e, em Juquiá, o rio subiu 1,18 metros.
Decreto
De acordo com o decreto nº 49/23, o Prefeito de Ribeira decretou, por 90 dias, estado de calamidade pública em toda a extensão territorial do município. O documento esclarece que a medida foi tomada após a existência da situação anormal natural provocada pelas fortes chuvas, levando ao alto índice pluviométrico, afetando a zona rural e urbana.
A medida leva em conta a intensidade das danificações das vias principais da cidade afetadas por barreiras, pedras e buracos. A cheia do Rio Ribeira atingiu residências, deixando famílias desabrigadas e aproximadamente 400 isoladas na área rural.
O município esclarece que, o decreto visa a preservação do bem-estar da população e das atividades socioeconômicas das regiões atingidas, bem como a adoção imediata das medidas que se fizerem necessárias para combater a situação emergencial.