Polícia APREENSÃO NO DEFESO
Polícia Ambiental apreende caranguejos-uçá no Vale do Ribeira
Ação foi realizada em cumprimento ao defeso da espécie, que vai de 1º de outubro a 30 de novembro para os machos, e até 31 de dezembro para as fêmeas
30/10/2023 13h34 Atualizada há 1 ano
Por: Redação Fonte: Polícia Ambiental

A 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3° BPAmb apreendeu caranguejos-uçá em Cananéia, litoral sul de São Paulo, na última sexta-feira (27). A ação foi realizada em cumprimento ao período de defeso da espécie, que se estende de 1º de outubro a 30 de novembro para os machos, e até 31 de dezembro para as fêmeas.

De acordo com a PM Ambiental, uma equipe realizava fiscalização no município quando localizou uma caixa com diversos caranguejos da espécie protegida, no interior de um frigorífico de um comércio pelo bairro centro. Os crustáceos já estavam cozidos e congelados, prontos para a venda.

Continua após a publicidade
 

O responsável pelo comércio não apresentou qualquer documento que comprovasse a compra do caranguejo em data anterior ao início do defeso. O flagrante resultou na elaboração de auto de infração ambiental pelo Crime Ambiental em desfavor do proprietário, que terá de comparecer a uma unidade da Secretaria do Meio Ambiente para prestar esclarecimentos.

Continua após a publicidade

Todo o caranguejo foi destruído, devido não oferecer condições para o consumo, devido à aparência, bem como a forma e local em que estavam armazenados.

Continua após a publicidade

A Polícia Ambiental destaca que ações rápidas como essa corroboram para a preservação e perpetuação das espécies marinhas.