Quando os 50 estudantes que participaram do 1º HackaTur do Vale do Ribeira chegaram ao local da competição, na Escola Técnica Estadual (Etec) de Registro, ainda não conheciam o tema do desafio que seria proposto. Era sexta-feira, 10 de junho, e eles ficariam os três dias seguintes, das 9 horas às 21 horas, trabalhando na seguinte ideia, até então guardada a sete chaves: descobrir formas de usar a tecnologia para conectar as empresas que atuam nas diversas áreas do turismo a fim de facilitar (e melhorar) a experiência das pessoas que visitam a região.
Ao final da maratona, que dividiu os estudantes em dez equipes, os ganhadores foram conhecidos. Integrando a turma vencedora estavam Jocieli Pontes e Laerte dos Santos Aguiar, da Etec, e Augusto Borges, da Fatec Registro. Ao lado de Derick Tedeshy, do Senac, e de Vinícius Guimarães Carneiro, do Senai, eles criaram um aplicativo em que o turista, assim que se cadastra e insere o seu roteiro, aciona as empresas capazes de prestar os serviços de que ele necessitará – de hotéis a companhias de transporte, restaurantes e tudo o que for preciso para que ele tenha a melhor experiência possível. Além dessa rede de suporte que mobiliza os micro e pequenos empresários da região, no projeto batizado de MetaVale o viajante ainda ganha um avatar que acumula pontos a cada local visitado.
“O propósito era estimular os jovens a refletir sobre novas tecnologias voltadas para o setor de turismo”, conta o diretor da Etec, Alex Sanders Moreira Rosa.
O 1º HackaTur – Vale do Ribeira foi uma iniciativa do Sebrae Registro, parceiro do Centro Paula Souza (CPS) em inúmeras iniciativas e recebeu inscrições de sete instituições de ensino de nível técnico e superior da rede pública e privada do Vale do Ribeira. A premiação contemplou três equipes e outros alunos do CPS. Pedro Henrique da Silva, da Etec, estava na equipe que ficou em segundo lugar. Eliana Alves Rodrigues da Silva e Mayara Karin Marques Pereira, da Fatec, integraram o grupo que alcançou a terceira colocação.