Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados
Creche pública é fundamental para diminuir desigualdade social, afirmam especialistas
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Daiana Santos: falta de creches atinge principalmente famílias mais pobres Representantes de entidades em de...
23/10/2023 10h20
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias

Representantes de entidades em defesa da infância destacaram a importância das creches públicas para a redução das desigualdades sociais no Brasil. O tema foi discutido na quinta-feira (19) em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados.

A deputada Daiana Santos (PCdoB-RS), que propôs o debate, afirmou que 64% das crianças ente zero e cinco anos não têm acesso a creches no País. Ela acrescentou que esse índice atinge diretamente as famílias mais vulneráveis e impossibilita o acesso de milhares de mulheres ao mercado de trabalho.

Continua após a publicidade

“Essas crianças sem creche representam uma grande dificuldade para as famílias, em especial para as mães que dependem desse serviço para se manter em seus empregos”, disse.

Continua após a publicidade

Helen Perrela, conselheira do Conselho Nacional de Direitos Humanos, também apontou que a falta de acesso a creches deixa meninos e meninas mais expostos a situações de violência.

Continua após a publicidade

Infraestrutura
O consultor da Coordenação-Geral de Educação Infantil do Ministério da Educação (MEC), Bruno Tovar, afirmou que não basta assegurar vagas às famílias, é preciso investir na infraestrutura das creches, com recursos pedagógicos e qualidade no atendimento.

“A oferta em creche precisa garantir o direito a uma educação infantil de qualidade com justiça social adequada às diversas realidades”, comentou.

Metas
Segundo o coordenador da Comissão Permanente de Educação do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público, Lucas Carneiro, para assegurar creches de qualidade, é necessário revisões periódicas das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e punição para o gestor que descumprir a norma.