Uma vez por mês, o Sesc Registro realiza o projeto “No Quintal”, apresentando grupos artísticos de diferentes linguagens, com o objetivo de diversificar a cultura e as manifestações culturais do Vale do Ribeira, de seu entorno e de outras regiões do país. Neste domingo (dia 22), às 17h, acontece mais uma atividade do projeto: a apresentação Maracatu Nação Kambinda, com o renomado grupo Teatro Popular Solano Trindade, de Embu das Artes (SP).
O maracatu é uma dança de origem banto - um conjunto de povos que habitavam a África Central nas regiões que hoje compreendem Angola, Congo, Gabão e Cabinda – e que mostra a coroação de reis e rainhas negras, desde 1674. O Maracatu Nação Kambinda é o mais antigo maracatu feito hoje em São Paulo pela família do poeta negro Solano Trindade (1908-1974), conhecido como poeta do povo, além de teatrólogo e artista plástico. Em 1950, ele foi um dos criadores do Teatro Popular Brasileiro no Rio de Janeiro.
O Teatro Popular Solano Trindade, fundado em 1975 na cidade de Embu das Artes, é uma referência na preservação e promoção da cultura negra e popular brasileira. No maracatu, a principal personagem é a rainha e assim também ocorre no Teatro Popular Solano Trindade, onde se mantém a estrutura matriarcal. Embora hoje o Teatro seja gerido pela família Trindade como um todo, sua existência continua centrada no protagonismo de Raquel Trindade, a Rainha Kambinda.
A apresentação de maracatu é gratuita, sem retirada de ingressos e acontece no Gramado do Teatro do Sesc Registro.
Serviço:
show
Maracatu Nação Kambinda
Com Teatro Popular Solano Trindade
Dia 22, domingo, 17h.
Gramado do Teatro
Grátis, sem retirada de ingressos.
Mais informações: https://www.sescsp.org.br/unidades/registro/
Telefone (13) 3828-4950.
O Sesc Registro fica na Av. Pref. Jonas Banks Leite, 57 – Centro de Registro/SP.