Vale do Ribeira União
Registro participa de Mobilização Municipalista que busca soluções para crise financeira do País
Uma das prioridades da iniciativa liderada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) é a reparação das perdas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
06/10/2023 09h44
Por: Redação Fonte: Registro - Prefeitura Municipal

O Prefeito de Registro, Nilton Hirota, esteve em Brasília, nos dias 3 e 4/10, para participar do evento Mobilização Municipalista que abordou o tema: em busca de soluções para a greve financeira que atinge cerca de 3000 municípios. De iniciativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o movimento busca reparação das perdas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

“Vivemos um momento muito difícil, principalmente as consequências geradas no contexto econômico com a pós pandemia. As prefeituras ficaram na linha de frente, mantendo os serviços e as demanda emergências que foram necessárias para que a cidade não entrasse em colapso. Mesmo com a situação mais controlada, o repasse do Governo Federal se faz mais do que necessário porque agora temos uma outra realidade, a questão dos Pisos Nacionais do Magistério e de Enfermagem e, principalmente, na área da saúde em que muitas pessoas migraram do sistema privado para o sistema público, além de superar sequelas da pandemia”, esclareceu Nilton Hirota.

Continua após a publicidade

Outro ponto que exige muita atenção são as novas atribuições de impacto financeiro determinadas aos municípios, mas que não apontam a fonte para o custeio. “A realidade é a seguinte: queda de receitas e aumento de responsabilidades financeiras. Desta forma, o orçamento das prefeituras fica completamente desiquilibrados, obrigando a realização de cortes drásticos. Aqui, em Registro, estamos mantendo com muito sacrifício as obrigações com folha salarial e contrato de serviços, preservando a Lei de Responsabilidade Fiscal. Porém, é necessário que o Governo Federal cumpra com os repasses e o FPM seja reajustado”, explicou o Prefeito de Registro.

Continua após a publicidade

Também estiveram presentes no evento: o Diretor Geral de Governo, Rafael Morais e o Diretor Geral de Negócios Jurídicos e Segurança Pública, Marco Aurélio Gomes.

Continua após a publicidade

ATUALIZAÇÃO – Atendendo a um dos pleitos da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e dos mais de três mil gestores locais que se mobilizaram em Brasília por soluções para a crise financeira vivida nas cidades, o Senado aprovou, na noite desta quarta-feira (4/10), o Projeto de Lei Complementar (PLP) 136/2023. Agora, o texto vai à sanção.

FPM – O Fundo de Participação dos Municípios é uma transferência constitucional (CF, Art. 159, I, b), da União para os Estados e o Distrito Federal, composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A distribuição dos recursos aos Municípios é feita de acordo com o número de habitantes, onde são fixadas faixas populacionais, cabendo a cada uma delas um coeficiente individual.