Sete mil pessoas e a marca de R$30 milhões em negócios fechados somente nos três dias da 10a. Feibanana, foram o saldo da Feira, que aconteceu em maio, em Pariquera-Açu. Considerada a maior do Brasil voltada à bananicultura, o evento está caracterizado na itinerância, que recebeu no último dia de evento, a visita pela primeira vez de um chefe de Estado, desta vez, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, fato visto pela organização como um dos fatores que alavancaram a vinda de pessoas de todo o Vale para a Feira, para conhecer o evento ou para fechamento de parcerias de negócios.
A Feira marcou também a retomada do evento que não acontecia há dois anos devido à Pandemia do coronavírus. Os números foram comemorados pela organização que pretende levar a Feira para outros municípios do Vale do Ribeira, onde a bananicultura se formaliza ainda, como principal fonte econômica, como explica o secretário executivo da Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira, Rafael Peniche
Foram quase 70 expositores, número maior do que o esperado pela organização, parte delas de outros segmentos ligados ao agronegócio e tornaram o evento ainda mais diversificado e rico. “A piscicultura e produtores do Vale do Ribeira também participaram da Feira”, lembrou o secretário executivo.
Em discurso, Bolsonaro, de volta ao Vale do Ribeira, falou sobre sua trajetória pelo Vale do Ribeira, sobre a bananicultura em geral e especial com a fitossanidade. Aproveitou também para falar sobre a conjuntura nacional e obras do Governo Federal no Vale, lembrando algumas nas cidades de Eldorado e Pariquera Açu.
O presidente da Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira, Ézio Borges, salientou a importância do evento na retomada em um cenário pós pandemia. Fato também compartilhado pelo prefeito anfitrião, Wagner da Costa, que ressaltou o trabalho de todos, principalmente de seus munícipes para que a Feibanana se torne um evento da Cidade.
Também presente ao evento, Francisco Matturo, secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, falou sobre o trabalho do Governo do Estado no agronegócio e um pouco sobre a bananicultura. “É gigante e um trabalho a ser explorado”. Falou sobre os trabalhos da secretaria no controle de doenças e sobre a fitossanidade, tema discutido na Feibanana e compartilhou informações da Secretaria sobre a cultura da fruta.
O evento contou com a presença também dos deputados Ricardo Madalena (PL) e do deputado, Itamar Borges (MDB). Também estiveram presentes os prefeitos Robson Leonel (PL), Dinoel Rocha (PL), Dean Martins (MDB), Roberto Garcia (PSD) e Gilberto Matsue (PSB).