Vale do Ribeira Meio Ambiente
Com apoio de helicóptero, sementes de palmeira Jussara são lançadas em Sete Barras
Para a ação, o helicóptero do Governo do Estado lançou 2 toneladas de sementes da Palmeira em área próxima ao Bairro Nazaré, utilizando o campo de futebol do bairro como local para pouso e decolagem.
19/09/2023 10h12 Atualizada há 12 meses
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sete Barras

Na manhã desta segunda-feira, 18, o Vice-Prefeito Jorge Kiyoharu Endo participou da terceira ação do lançamento de sementes de Juçara no Parque Estadual Carlos Botelho.

Para a ação, o helicóptero do Governo do Estado lançou 2 toneladas de sementes da Palmeira em área próxima ao Bairro Nazaré, utilizando o campo de futebol do bairro como local para pouso e decolagem.

Continua após a publicidade

As sementes foram adquiridas pela Fundação Florestal de produtores agroflorestais dos Bairros do entorno das Unidades de Conservação. 

Continua após a publicidade

O Programa Juçara constitui na iniciativa pioneira da Fundação Florestal em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Regional, Secretaria de Desenvolvimento Econômico (por meio do Programa Vale do Futuro), Itesp, Ibama, universidades, prefeituras e entidades representativas da sociedade civil, oferecendo uma alternativa de trabalho e de renda a pequenos agricultores e comunidades tradicionais nas regiões onde se insere.

Continua após a publicidade

Em 2021, foram repovoados 360 hectares em Unidades de Conservação, sendo cinco no Vale do Ribeira e outras cinco em núcleos do Parque Estadual da Serra do Mar. Em dezembro de 2022, foram repovoados 236 hectares, sendo quatro no Vale do Ribeira e três em núcleos do Parque Estadual da Serra do Mar.

Além da questão ambiental, o programa procura modificar a cultura extrativista da palmeira-juçara ao desestimular o corte da árvore para a extração do palmito, oferecendo a opção de obter seu sustento por meio do cultivo e da venda da polpa de semente para o reflorestamento. A preservação da palmeira está diretamente ligada à manutenção da biodiversidade local, sua semente e fruto servem de alimento para mais de 68 espécies, entre aves e mamíferos. Os tucanos, jacutingas, jacus, sabiás e arapongas são os principais responsáveis pela dispersão das sementes, enquanto cotias, antas, catetos e esquilos, dentre outros, se beneficiam das sementes e frutos.

Estiveram presentes o Secretário de Desenvolvimento Sustentável Cláudio Garrafão juntamente com Nathália Zandomenegui, representante do Parque Estadual Carlos Botelho e equipe.