Vale do Ribeira EDUCAÇÃO
23 presos estão em processo de alfabetização em Registro
Penitenciária de Registro tem 290 presos, conforme levantamento junto ao SAP, em julho de 2023
15/09/2023 15h56 Atualizada há 1 ano
Por: Redação Fonte: Com informações do SAP

71 presos são estudantes na alfabetização, distribuídos em cinco estabelecimentos penais nos municípios do Litoral Sul: Mongaguá, São Vicente e também do Vale do Ribeira, em Registro. Na Penitenciária de Mongaguá: 23 presos; Penitenciária de São Vicente: 25 presos e Penitenciária de Registro: 23 presos. Penitenciária de Registro tem 290 presos, conforme levantamento junto ao SAP, em julho de 2023. 

Em celebração ao Dia Internacional da Alfabetização, no último dia 8, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) destaca o trabalho realizado nas unidades prisionais do Estado de São Paulo em favor da educação dos custodiados. Na região da Baixada Santista e Vale do Ribeira, 71 presos são estudantes na alfabetização, distribuídos em 5 estabelecimentos penais nos municípios de Mongaguá, São Vicente e Registro.

Continua após a publicidade
 

W., de 36 anos, reeducando da Penitenciária de Registro, foi alfabetizado no presídio. Para ele, estar em uma sala de aula traz um sentimento de superação. "Eu nunca aprendi nada e agora posso sentar em uma cadeira de colégio e estudar. Eu achava que não ia conseguir e olha só onde cheguei. Eu não sabia pegar um caderno, ver uma placa e entender o que estava escrito. Era difícil pegar um ônibus. Mas agora eu sei ler e escrever", conta orgulhoso o custodiado.

Continua após a publicidade

Nas unidades prisionais em todo o Estado existem aproximadamente 18.354 reeducandos matriculados nos diferentes níveis de ensino oferecidos: Fundamental ciclo I e II, Ensino Médio e Superior. Há 2.726 alunos cursando o ciclo I do Ensino Fundamental, entre os quais analfabetos e semialfabetizados.

Continua após a publicidade

Ao serem ingressados nos estabelecimentos da SAP, parte dos custodiados apresentam defasagem no ensino formal, com vários casos de analfabetismo. Entre os 195.812 presos na SAP, quase 1,22% são analfabetos, ou seja, 2.386 presos.

Em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc), cerca de 1.100 professores lecionam nas prisões o mesmo currículo adotado na rede estadual em classes de Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio.

Os números citados estão de acordo com dados apurados no último mês de julho, compilados pelos Grupos Regionais de Trabalho e Educação (Grates) com informações dos estabelecimentos prisionais das Coordenadorias Regionais de Unidades Prisionais e com dados dos Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico da Coordenadoria de Saúde da SAP.

O Dia Internacional da Alfabetização foi definido pela Organização das Nações Unidas – ONU, por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, em 1966 e comemorado pela primeira vez em 8 de setembro de 1967.