No feriado, em Cananeia, acontece o Festival “Na Ginga da Maré”, evento cultural que acontece entre os dias 7 e 10 de setembro, na Praça da Tiduca. O objetivo é reunir, valorizar e difundir as diversas manifestações culturais da cidade, com destaque para as de matriz afro-brasileira, como a capoeira angola e o samba de roda.
O evento é gratuito e oferece ao público oficinas, rodas de conversa, intervenções artísticas, mostra de filmes, feira de economia solidária e criativa, turismo de base comunitária e lançamento de livro. Além disso, haverá apresentações de grupos locais de Jongo, Coral Guarani, Maracatu, Capuêra Angola, Forró e Fandango Caiçara, e shows musicais de artistas convidados como DJ Evelyn Cristina, Samba de Dandara, Ana Flor de Carvalho e Juremas.
O Festival é uma realização do Ponto de Cultura Na Ginga da Maré, coletivo cultural que atua desde 2015 em Cananeia, e conta com a correalização da Prefeitura Municipal da Estância de Cananeia, através do Departamento Municipal de Cultura. O evento também tem o apoio cultural do ProAC Editais, Amigos da Arte, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e Governo de SP.
A abertura do Festival será marcada por um grande cortejo pelas ruas e avenidas da cidade, com a participação dos Mestres e Mestras da cultura popular que irão ministrar as oficinas durante o evento. O cortejo sairá da praça do Rocio às 18h30 do dia 07 de setembro e seguirá até a Praça da Tiduca, onde acontecerão as demais atividades.
O Festival “Na Ginga da Maré” é uma oportunidade para conhecer, prestigiar e se encantar com as culturas populares e tradicionais de Cananeia, uma cidade que preserva sua história e sua diversidade.
Para mais informações sobre o evento, acesse o Instagram @nagingadamare ou ligue para (13) 99809-0050.